O poço 11, que abastece os bairros Abolição I e II, parte do Santo Antônio e de Nova Betânia, em Mossoró, está paralisado para conserto. O mesmo apresentou problema elétrico em conjunto motobomba. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) prevê a conclusão do serviço às 22h, desta terça-feira, 23. São necessárias 48 horas para normalizar o abastecimento, após a religação do poço.
É importante que a população faça uso racional de água neste período. A Caern estará remanejando água da adutora Jerônimo Rosado e de outros poços para suprir a demanda destas áreas.
Na semana passada, o poço 11 apresentou problema mecânico, foi paralisado e retornou no final da tarde de sábado, 20. Os poços de Mossoró integram um sistema de abastecimento muito específico. Eles possuem cerca de mil metros de profundidade e precisam de equipamentos de grande porte para seu funcionamento. A montagem e desmontagem destes poços é demorada porque envolve operação com guindaste e com bomba que pesa cerca de uma tonelada.
Os serviços operacionais seguem rotina padrão, inclusive de reparo, que envolve conjuntos motobombas disponíveis na Caern. “Infelizmente, existem casos que o equipamento apresenta uma falha que não podemos prever”, ressalta Nehilton Barreto, chefe da Unidade de Operação de Manutenção de Água.
O serviço feito pela equipe da Caern tanto pode ocorrer no próprio poço que é a desmontagem de peças que compõem o sistema do mesmo, assim como a montagem. Existem ajustes em equipamentos, que são feitos na área operacional da Caern, no bairro Doze Anos. Nesse local existe suporte operacional para que a equipe possa fazer reparos nos equipamentos de grande porte. (Com informações ACS Caern).
Fotos: Caern/Divulgação