Luciano Oliveira - [email protected]

Caern avança com obras da adutora que vai interligar o poço do Santa Amália com reservatório na cidade

0 caernTécnica da Caern, Carla Fernanda, acompanha os serviços de abertura de vala por onde passa a tubulação  

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) avança com as obras de instalação do sistema adutor que canalizará a água do poço 2, localizado no conjunto Santa Amália, na praia de Upanema, para o reservatório elevado da companhia, onde está instalado o poço que abastece a zona urbana.

O prazo estipulado para execução do projeto da adutora é de 180 dias, incluindo a abertura de vala por onde passa a tubulação e a interligação do sistema aos dois poços. Mas pelo ritmo dos serviços, a empresa responsável poderá entrega a obra antes do prazo determinado.

A obra está completando um mês (foi iniciada no dia 26 de junho) e já foi concluída quase a metade da rede encanada. Os serviços estão sendo supervisionados pela técnica da Caern, Carla Fernanda, e todo o projeto está orçado em R$ 1,28 milhão.

De acordo com a Caern, a interligação do novo poço ao reservatório da cidade viabilizará a oferta de uma reserva de 220 m3/h de água para a população.

Há cerca de 40 anos, a cidade de Areia Branca é abastecida por apenas um poço. Segundo explica o gerente de Projetos da Caern, engenheiro Ricardo Varela, isso deixava a população em situação de risco, caso qualquer imprevisto acontecesse e forçasse a suspensão do abastecimento com a água do poço. “Por isso, a Caern celebrou um convênio com o Governo Federal para que um novo poço funcionasse como garantir do abastecimento”, frisou Ricardo Varela.

0 caern 2Implantação do sistema adutor avança no perímetro urbana  

O novo poço, localizado na praia de Upanema, vai ser agora interligado ao reservatório da cidade, com a implantação de 3.620 metros de tubulação de 300mm.

Além da interligação dos poços, a Caern estuda a possibilidade de um deles alcançar outras localidades do município, como Santa Amália, Upanema de Cima, Upanema do Farol, Paraíso, Pedrinhas, Arraial e Baixa Grande.

A prefeita Luana Bruno (PMDB) defende que a água da adutora beneficie também a zona rural, especificamente para abastecer Pedrinhas e a vila-praia de Baixa Grande, solucionando o problema da escassez de água nessas localidades.

Fotos: Erivan Silva
1
2
3


Imprimir

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade