Luciano Oliveira - [email protected]

A burrinha será reapresentada ao público como forma de enaltecer cada personagem da troça centenária na cidade

Burrinha do BRB é homenageada em resgate de bloco tradicional de Areia Branca

Uma das tradições mais peculiares do carnaval popular de Areia Branca está de volta neste domingo, 11: a burrinha do Bloco Rei da Bicharada (BRB).

O retorno da troça foi confirmado pelo carnavalesco Paulo César de Brito, fundador do bloco BRB. Segundo ele, neste ano apenas a burrinha será reapresentada ao público como forma de enaltecer cada personagem da troça centenária na cidade.

Saudoso Vicente Brito e Paulo César de Brito, pai e filho, precursores da bicharada no carnaval local

Em uma ação de resgate e valorização do bloco que foi fundado em 5 de janeiro de 1988, a burrinha foi escolhida como destaque para retornar à brincadeira de carnaval nesta manhã de domingo.

“A burrinha é o animal mais assediado pelo público em função da sua irreverência e forma de festejar. Embora tenha a fama de carregar um chicote que às vezes amedronta, a burrinha é carinhosa e alegre. Por ser espalhafatosa, corre atrás dos foliões em busca da alegria. Por isso, ela foi escolhida para essa homenagem”, declarou Paulo Brito.

A homenagem à Burrinha do BRB não poderia ocorrer de qualquer forma. Um trabalho de pesquisa, formação e estudo foi realizado envolvendo brincantes tradicionais de ursos e bicharadas, bem como reuniu artesãos e músicos percussionistas para elaborar esse retorno.

Artesão Nill Ribeiro caprichou na estrutura e nos detalhes da famosa e cobiçada burrinha

A roupagem e a reconstrução da fantasia ficaram a cargo do artesão Nill Ribeiro, que caprichou na estrutura e nos detalhes da famosa e cobiçada burrinha.

“Sinto-me honrado em contribuir com meu trabalho nesse resgate cultural. Confesso que estava enferrujado nesse tipo de arte, mas superei-me e dei o meu melhor ao perceber a importância e compreender o papel dessa tradição que só Areia Branca tem”, declarou o artesão Ribeiro.

A tradição carnavalesca de Areia Branca conta com folias de ursos e bicharadas que desfilam com fantasias peculiares que lembram animais e personagens criados para a brincadeira, percorrendo ruas e avenidas antes ou durante o carnaval, ao som de uma percussão.

Os brincantes fantasiados dançam e tiram risos da população durante a passagem pelas ruas. Em troca da diversão, recolhem moedas que serão convertidas em benefício dos próprios brincantes e do bloco.

A Burrinha do BRB: Resgatando a tradição, é um projeto contemplado na edição municipal da Lei Paulo Gustavo – LPG, através do Chamamento Público nº 04/2023 – Projetos Culturais da Prefeitura de Areia Branca e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude. (Com informações jornalista Carlos Júnior).

Fotos: Divulgação/Arquivo – BRB 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade