Luciano Oliveira - [email protected]

Grupo monitora obras de melhorias de infraestrutura do Porto-Ilha (Foto: Reprodução/Click Petróleo e Gás)

Bureau Veritas participa da modernização do Terminal Salineiro de Areia Branca

Grupo monitora obras de melhorias de infraestrutura do Porto-Ilha (Foto: Reprodução/Click Petróleo e Gás)

O Bureau Veritas, líder global em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), participa da modernização do Terminal Salineiro de Areia Branca (Tersab), no Rio Grande do Norte, para garantir a qualidade e o cronograma do projeto ao Consórcio Intersal, vencedor do leilão realizado pelo Governo Federal em 2021. O grupo é responsável pelo monitoramento das atividades na instalação offshore, que movimenta cerca de 35% da produção nacional de sal marinho. As obras de melhoria fazem parte das obrigações do arrendamento e são realizadas pela Companhia Docas do Estado do Rio Grande do Norte (Codern), que investiu R$ 65 milhões. Liderado pela Intermarítima e com participação da Navenor, o Consórcio deve assumir as operações em julho deste ano.

“O Bureau Veritas atua no setor marítimo há quase 200 anos e essa expertise é fundamental para garantir a segurança e a qualidade das operações em instalações offshore. Com a modernização do terminal salineiro, contribuímos para a economia local e nacional, aumentando a capacidade produtiva e a visibilidade no mercado global”, afirma Rafael Perez, diretor de Construção e Infraestrutura do Bureau Veritas.

“O Rio Grande do Norte é responsável por praticamente toda a produção de sal do país e agora contamos com a experiência e comprovada capacidade técnica internacional do Bureau Veritas para iniciarmos as operações até julho deste ano e contribuirmos imediatamente com o setor, aumentando os embarques de sal a granel pelo Porto-Ilha”, afirma Ricardo Oliva, representante do Consórcio Intersal.

O Bureau Veritas participa ativamente no monitoramento de todas as obras de modernização do Tersab, executadas pela Codern, estão a recuperação das estruturas metálicas do cais de barcaça, do sistema de defensas (Dolfins), da ponte transportadora e da torre de transferência, além da instalação de nova usina de dessalinização. Os alojamentos, oficinas, unidade termoelétrica e prédio administrativo também estão sendo reformados para garantir maior conforto e segurança para os colaboradores. O Bureau Veritas acompanha, ainda, a revitalização do Sistema de Proteção Catódica, para um melhor controle da corrosão das superfícies metálicas em todo o terminal. As obras tiveram início no segundo semestre de 2021 com conclusão prevista para setembro deste ano.

“Além dos desafios das obras offshore, tivemos que nos planejar para executarmos as intervenções sem atrapalhar o fluxo de embarques de sal. Temos tido êxito e já embarcamos, até o final de abril, mais de 600 mil toneladas em 2022, atendendo a todos os produtores. É muito interessante e importante contarmos com a participação do Bureau Veritas que certamente facilitará a transição das operações para o Consórcio Intersal”, afirma o Diretor Presidente da Codern, Brigadeiro Carlos Eduardo da Costa Almeida.

As obras em andamento fazem parte das obrigações do contrato de arrendamento. Além dos investimentos feitos pela Companhia Docas, o Consórcio Intersal deve investir cerca de R$ 165 milhões nos próximos 25 anos, para ampliar a capacidade de armazenamento e escoamento do sal marinho produzido no estado. O Terminal Salineiro de Areia Branca foi inaugurado em março de 1974 e fica a cerca de 14 km do litoral de Areia Branca e a 330 km de Natal. O sal movimentado no Tersab é consumido nacionalmente, por indústrias de cloro e soda, papel e celulose, alimentação animal, consumo humano, entre outras, além de ser exportado para os Estados Unidos, Canadá e países do continente africano.

Sobre o Grupo Bureau Veritas

Com receita global de 4,9 bilhões de euros, o Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Fundado em 1828, o Grupo está presente em 140 países, atendendo mais de 400 mil clientes. São 80 mil colaboradores localizados em mais de 1.600 escritórios e laboratórios pelo mundo, sendo 5 mil profissionais no Brasil. O Bureau Veritas oferece um portfólio completo de serviços e soluções inovadoras para garantir que ativos, produtos, infraestrutura e processos atendam aos padrões e regulamentações de qualidade, saúde e segurança, proteção ambiental e responsabilidade social.

Sobre o Consórcio Intersal

O Consórcio Intersal é liderado pela Intermarítima Portos e Logística, com participação da Navenor Serviços Marítimos. A Intermarítima é operadora portuária e logística com mais de 35 anos de história. Em 2021, a Intermarítima operou mais de 4 milhões de toneladas de carga nos portos de Salvador, Aratu, Ilhéus, TUP Enseada e pelo TMG – Terminal Marítimo de Granéis, recém adquirido pela empresa junto ao Grupo Gerdau. Dentre as cargas movimentadas, destacam-se volumes relevantes de granéis vegetais e minerais, cargas gerais e de projeto para as indústrias eólicas, automotivas, dentre outras. A Empresa também conta com relevante atuação na logística de hinterlândia, contando com cinco centros de distribuição e armazenagem na Bahia e Rio Grande do Norte, além de uma transportadora preparada para a operação dos mais diversos tipos de carga. A Navenor Serviços Marítimos é uma empresa do Grupo Salinor, maior e mais moderna produtora de sal do País.

Com informações Mercado de Notícias

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade