Luciano Oliveira - [email protected]

Bolsonaro desembarcou por volta das 16h40 na base aérea de Andrews, nas proximidades de Washington (EUA) — Foto: Presidência da República

Bolsonaro chega aos EUA para visita oficial; encontro com Trump será na terça

Bolsonaro desembarcou por volta das 16h40 na base aérea de Andrews (Foto: Presidência da República)

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) chegou na tarde deste domingo, 17, aos Estados Unidos, onde terá a primeira reunião bilateral como chefe de Estado com o presidente norte-americano Donald Trump. O encontro será na terça-feira, 19, na Casa Branca.

Bolsonaro decolou pela manhã da base aérea de Brasília e desembarcou por volta das 16h40 na base aérea de Andrews, próxima da capital Washington, onde a comitiva brasileira ficará hospedada e terá compromissos até a terça-feira, dia do retorno ao Brasil.

Em uma rede social, depois do desembarque, Bolsonaro afirmou que, “pela primeira vez em muito tempo”, chega a Washington um presidente brasileiro que não é antiamericano.

“É o começo de uma parceria pela liberdade e prosperidade, como os brasileiros sempre desejaram”, disse.

O presidente viajou com uma comitiva de ministros, entre os quais, Paulo Guedes (Economia), Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores). Entre os temas que serão abordados estão:

Acordo de salvaguardas tecnológicas para o uso comercial da base de lançamento de Alcântara (MA)

Fim da exigência de visto de entrada de americanos no Brasil

Crise na Venezuela

Comércio bilateral

Segurança pública

Bolsonaro ficará hospedado na Blair House, residência utilizada pelo governo norte-americano para receber chefes de Estado em visitas oficiais.

A agenda do presidente reservava ainda para este domingo um jantar na residência do embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Amaral, com “formadores de opinião”.

Bolsonaro está em sua segunda viagem internacional como presidente – a primeira foi a estreia no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça). A agenda do presidente nos EUA prevê compromissos com líderes conservadores, lideranças religiosas e empresários. Bolsonaro terá audiências com:

Henry Paulson, ex-secretário do Tesouro dos EUA

Luis Almagro, secretário-geral da OEA

Donald Trump, presidente dos EUA

Na terça-feira, após o encontro com Trump, Bolsonaro e o presidente norte-americano farão uma declaração à imprensa no Rose Garden, seguida de uma visita do chefe de Estado brasileiro ao cemitério de Arlington.

Bolsonaro tem previsão de desembarcar em Brasília na quarta-feira, 20, e no dia seguinte, partirá para uma visita ao Chile. No final do mês, o presidente fará sua primeira visita oficial a Israel. (Com informações G1 – Brasília).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade