Luciano Oliveira - [email protected]

Bolsonaro amplia vantagem sobre Haddad em estados decisivos, como São Paulo (Foto: Reprodução)

Bolsonaro alcança 74,6% dos votos válidos no DF e 69% em São Paulo, apontam pesquisas

Bolsonaro amplia vantagem sobre Haddad em estados decisivos, como São Paulo (Foto: Reprodução)

O presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, é o preferido de 74,6% dos eleitores do Distrito Federal. Pesquisa encomenda pelo Correio Braziliense e realizada pelo Instituto Opinião Política mostrou que as intenções de voto no capitão da reserva subiram 3,4% desde a semana passada. Segundo o levantamento, as intenções de voto no ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) caíram de 28,8% para 25,4% no mesmo período. Os dados levam em consideração somente os votos válidos, ou seja, não consideram os nulos e os brancos.

Na sondagem estimulada, Jair Bolsonaro foi de 61,7% para 63,6% e Fernando Haddad passou de 24,9% para 21,7%. Nesse cenário, 11,1% dos brasilienses declararam que vão votar em branco ou nulo e 3,6% dos entrevistados não souberam avaliar quem é o candidato preferencial na corrida pelo Palácio do Planalto.

O Instituto Opinião Política realizou ainda uma pesquisa espontânea, em que os entrevistados citam seus candidatos preferidos, sem o direcionamento de uma lista de nomes. Nessa modalidade, Jair Bolsonaro aparece com 61,1% das intenções de voto. No levantamento da semana passada, o capitão da reserva tinha 59,5% das menções. Fernando Haddad aparecia com 22,4% e, agora, marcou 19,9% das intenções de voto. Os votos nulos ou brancos somam 11,6% e o total de entrevistados que não souberam avaliar é de 7,5%.

São Paulo

Em São Paulo, onde o candidato do PT Fernando Haddad já foi prefeito, o presidenciável Jair Bolsonaro lidera a corrida eleitoral para o Planalto com mais que o dobro de intenções de voto do que Haddad. O militar está com 69,1% dos votos válidos, ao passo que seu adversário está com 30,9%.

Os dados são de levantamento do Paraná Pesquisas divulgado na segunda-feira, 22. Quando se fala em votos válidos, não são considerados os votos brancos, nulos e indecisos.

No cenário em que são computados as intenções de votos totais, Bolsonaro tem 59,5% e Haddad 26,6%. Brancos, nulos e indecisos somam 14%.

São Paulo é o Estado com o maior colégio eleitoral do Brasil. Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), conta com 33 milhões de eleitores, o que equivale a 22,4% dos votantes do país.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 21 de outubro de 2018, em 88 municípios de São Paulo. O estudo ouviu 2.010 eleitores. A margem de erro é de 2,0 p.p e a confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-00250/2018. (Com informações Correio Braziliense e Poder360).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade