Luciano Oliveira - [email protected]

Com o tema “Amazônia Nossa Luta em Poesia”, o touro negro somou 1259.3 pontos contra 1258.5 do boi rival (Foto: Bruno Zanardo)

Boi-bumbá Caprichoso é o campeão do Festival de Parintins de 2022

Com o tema “Amazônia Nossa Luta em Poesia”, o touro negro conquistou seu 23º título no festival (Foto: Bruno Zanardo)

O festival folclórico de Parintins confirmou o seu campeão nesta segunda-feira, 27. O Boi Caprichoso levou o prêmio. A divulgação foi feita no Bumbódromo da Ilha Tupinambarana, no Amazonas. Esta foi a 55ª apresentação do evento.

O presidente Jender Lobato disse “que está com a alma lavada”. “Nós cumprimos com as nossas obrigações. Venceu o amor, venceu a harmonia, venceu o respeito”, disse na transmissão ao vivo pelo Youtube.

O Caprichoso ganhou o festival por uma vantagem mínima contra o adversário, o Boi Garantido. Foi 1.259 contra 1.258,5 do boi Garantido.

O campeão levou para o Bumbódromo o tema “Amazônia Nossa Luta em Poesia”. Nos tons azul e branco, o bumbá levou para a arena um manifesto em defesa da preservação.

Sinhazinha Valentina Cid e o boi Caprichoso na abertura da terceira noite (Foto: Gilson Mello)

O boi da estrela também aproveitou para fazer uma homenagem ao indigenista Bruno Araújo e o jornalista britânico Dom Phillips, que foram mortos na região do Vale do Javari no incio do mês. Uma bandeira com as imagens deles foi exibida no Bumbódromo.

De acordo com o Governo do Amazonas, para colocar os bois na arena em 2022, os bumbás receberam cada um R$ 5 milhões.

As notas foram analisadas de acordo com cada noite. Os critérios foram dividios em três blocos, com sete critérios cada. No bloco A (musical), os jurados avaliaram itens como Apresentador, Levantador de toadas, Marujada de Guerra ou Batucada, Amo do Boi, Toada (Letra e Música), Galera e Organização do Conjunto Folclórico.

O Boi Garantido foi destronado pelo rival Caprichoso (Foto: Reprodução)

Já no bloco B (cênico e coreográfico), foram avaliados Porta-Estandarte, Sinhazinha da Fazenda, Rainha do Folclore, Cunhã-Poranga, Boi-bumbá: Evolução, Pajé, Coreografia.

E por último, no bloco C (artístico), foram analisados Ritual, Tribos Indígenas, Tuxaua, Figura Típica Regional, Alegorias, Lenda Amazônica, Vaqueirada.

Com informações de Carol Queiroz, da CNN

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade