Luciano Oliveira - [email protected]

Blog resgata a trajetória do ex-prefeito que mudou a infraestrutura urbana da cidade

CARLOS SOARES EX A velocidade com que o tempo passa, figuras outrora conhecidas no cenário político areia-branquense vão se distanciando da atualidade. Uns, por pura opção, outros por necessidade de sobrevivência. E tem aqueles que abandonaram o “barco” motivado pelas desilusões (ou seria decepções?) da política. O que é comum.

Carlos Soares governou o município na década de 70

Mas existem aqueles que apesar de ainda terem chances de ascenderem a algum cargo eletivo, preferiram sair da cena política, em termos, já que embora de forma discreta, ainda participam das campanhas eleitorais.

É o caso do ex-prefeito Carlos Antônio Soares, que hoje vive basicamente dedicado às atividades empresariais, juntamente com os filhos que não quiseram seguir a carreira política. Dos dois herdeiros do casal Carlos Soares/Neidinha Solon, Carlos Júnior foi muito assediado por caciques políticos locais nas campanhas de 2000 e 2004. Houve um forte apelo popular para que ele saísse candidato, inclusive as sondagens eleitorais realizadas no município, na época, apontavam eleição fácil para a Câmara Municipal de Areia Branca e amplo respaldo para uma candidatura a vice-prefeito tanto na chapa da situação, como da oposição.

A ascensão do nome de Carlos Júnior naquele período se deu em virtude do seu bom trabalho desenvolvido à frente da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, na gestão do então prefeito José Bruno Filho (PMDB). O gestor e sua equipe encontraram Areia Branca destroçada, invadida pela sujeira e pelo lixo. Coube ao jovem e dinâmico secretário a missão de limpar a cidade. E foi o que fez: retirou toneladas de lixo das vias públicas, implantou um eficiente sistema de coleta nas zonas urbana e rural. Deu vida nova à urbe, que como a Fênix, renasceu das cinzas.

Mas Carlos Júnior resistiu aos assédios e às tentações da política, virou comerciante de sucesso no ramo de autopeças, depois optou em cuidar dos negócios da família. A cidade perdeu, talvez, um político com futuro promissor. Mas a política é assim mesmo: dinâmica. Daí, as surpresas.

Na sua missão de bem informar, o Blog pesquisou acerca da trajetória política de Carlos Soares. Quem conviveu (politicamente) e ainda convive com o ex-prefeito, citam como fato marcante na sua caminhada a vitória memorável à prefeitura na década de 70, resultado de um marketing genial, considerando a época.

É creditado a Carlos Soares a façanha de ter mudado a infraestrutura urbana da cidade, impulsionando o seu desenvolvimento, numa época de parcos recursos. Conta-se que em sua gestão, Carlos Soares já falava em implantar saneamento básico na cidade, o que só está acontecendo agora, com um atraso de mais de três décadas.

Também foi na gestão de Carlos Soares, conforme os registros da época, que praticamente toda a zona urbana recebeu calçamento à paralelepípedo, estabelecimentos de ensino foram erguidos e outros reformados. Os areia-branquenses que estudavam em Mossoró passaram a contar com ônibus escolar custeado pelo município.

De bem com o eleitor, em razão de uma gestão de resultados, Carlos Soares elegeu como seu sucesso Luiz Duarte Vasconcelos, “Luiz Vovô”. Em 1988 retornou à cena política como candidato a prefeito. Não logrou êxito na empreitada. Posteriormente participou diretamente de outras campanhas eleitorais no município e mais recentemente, de maneira mais discreta. Como tem sido a sua vida ultimamente: de certa forma reservado, mas de bem com a com a vida. E com todos. (Luciano Oliveira – Editor do Blog).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade