Com o aumento de mais duas vagas na composição da Câmara Municipal de Areia Branca na legislatura 2013-2016, passando dos atuais 9 para 11 vereadores, os cerca de 15 partidos legalmente constituídos para participar das eleições, no município, usam da estratégia para alcançar seus objetivos nas urnas.Disputa por vagas na próxima legislatura será acirrada
Oficialmente só PCdoB, PMN e PTB anunciaram composição na proporcional, mas da maneira como o processo eleitoral está se desenrolando, em nível local, pode surgir ao menos mais quatro coligações distintas. O artifício é no sentido de ampliar o tempo na propaganda eleitoral e mesmo “salvar” alguns mandatos ameaçados pelo ingresso de “sangue novo” na disputa por vagas no Legislativo.
Análise feita pelo Blog indica que na proporcional PMDB, PSDB, PR e PPS poderão marchar juntos rumo às urnas, com chances de eleger até 3 vereadores.
Outra forte composição poderá ser formada por PSB, PP, PV, PDT e PHS também com ampla possibilidade de conquistar até 3 cadeiras na Câmara.
Com nomes bem postados junto ao eleitorado, a coligação (já definida) PCdoB, PMN e PTN projeta eleger entre um e dois vereadores.
Na oposição, prevalecendo o quadro desenhado no momento, os partidos DEM, PSD e PTB devem se coligar na proporcional, com chances de garantir 3 cadeiras na próxima legislatura.