Luciano Oliveira - [email protected]

Blog dá dicas para os futuros vestibulandos evitarem os erros mais comuns na redação

REDAÇÃO VEST Redação continua sendo motivo de dores de cabeça nos vestibulares

Para os futuros vestibulandos, o Blog aproveita a deixa dos professores da Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest), no Rio de Janeiro, para repassar algumas dicas fundamentais para o candidato obter êxito naquela que (ainda) é o “bicho papão” nos vestibulares, a redação.

Quem entende do assunto afirma categoricamente que uma redação clara, concisa e que atenda aos requisitos exigidos pela banca examinadora do vestibular pode ser decisiva na disputa por uma vaga na universidade.

A recomendação é para que os alunos avaliem o tema, esbocem um rascunho, e só depois façam as questões de língua portuguesa. O descanso entre o projeto e redação propriamente dita, dá um poder de crítica mais apurado, segundo os educadores.

REDAÇÃO ZERO iAcredite, este é um trecho de uma redação (nota zero) de vestibular

Ler o tema, fazer um rascunho, ir para as questões e depois voltar à redação é a melhor forma de acertar. Assim como um pão que precisa de um tempo para crescer e ser fermentado, compara os professores.

O portal G1 ouviu vários professores especialistas em Português e Redação dos mais renomados cursinhos pré-vestibulares e instituições de ensino particulares do eixo Rio-São Paulo para saber quais são os dez erros mais comuns dos estudantes.  Confira:

1) Fugir do tema
Esta é uma falha constante que pode fazer com o que o aluno tire nota zero na redação, segundo os educadores. Para não correr o risco de cometê-la, a dica é ler a proposta e grifar as palavras mais importantes.

2) Errar o gênero do texto solicitado
Este é o tipo de erro que também pode fazer com que o estudante zere na prova. Na tentativa de ser original, o candidato chega a escrever uma poesia ou uma narração, quando o que se pede é uma dissertação. Prosa, não significa escrever em forma de versos ou diálogos, e sim em parágrafos.
A principal característica da dissertação é a argumentação, ou seja, a defesa de uma tese. Já na narração, conta-se uma história sem ter a necessidade de apresentar explicações.

3) Usar um estilo de texto autoajuda
A dissertação não é um bate papo com o leitor e não pode ser interativa. O candidato costuma utilizar uma estrutura linguística presente em livros ou e-mails com mensagens de autoajuda que incluem, por exemplo, a palavra “você.”

4) Apresentar argumentos frágeis, chavões e do senso comum (no caso das dissertações)
Uma boa dissertação – gênero de texto pedido na maioria dos vestibulares – exige argumentos e explicação sólidas e originais. Falsas generalizações como “lugar de mulher é na coisa”, “antes só do que mal acompanhado” ou “loiras são burras” não são considerados argumentos e só empobrecem o texto.

5) ‘Esquecer’ coesão e coerência
As informações não podem aparecer jogadas no texto e têm de estar unidas. Também é fundamental não utilizar elementos contraditórios.

redacao nota10.jpeg Trecho da redação com a qual uma aluna da Bahia obteve nota máxima (nota 10) no vestibular da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

6) Errar a grafia ou concordância das palavras
Frases desestruturadas podem comprometer a redação porque a leitura não flui. Em casos de erros crassos, há perda de pontos.

7) Usar verbos no imperativo
Expressões de ordem ou que representam conversa com o leitor, como “faça sua parte” não devem ser usadas. Desta forma, o vestibulando foge da discussão exigida na dissertação e joga para o leitor a responsabilidade de refletir.

8) Mesclar pessoas gramaticais
Começar o texto usando ‘nós’, mudar para a terceira pessoa, e encerrar usando ‘eu’, é outro erro comum. Isto mostra que o aluno não segue uma ideia em uma linha única.

9) Usar coloquialismo, gírias ou clichês
Evite-os, até mesmo, entre aspas. Usar aspas como dizer ao leitor que o aluno sabe que é uma gíria, por exemplo, mas desconhece a norma culta.

10) Escrever de forma ilegível
Seja cursiva ou de forma, letra legível é fundamental para a limpeza e compreensão total do texto. Ao errar uma palavra, a dica é para riscá-la e continuar escrevendo depois. (Com informações do Portal G1).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade