Luciano Oliveira - [email protected]

Bloco Rei da Bicharada promete quebrar a rotina da cidade neste domingo levando para as ruas muita alegria e animação

Vicente Brito e Paulo Cesar 2011 OK[4]

O veterano Vicente Brito e seu filho Paulo César de Brito, que manteve a tradição até hoje

Uma tradição de muitas décadas, os irreverentes “ursos” e “bicharadas” continuam dando o ar da graça no Carnaval de Areia Branca. E neste domingo, 23, a partir das 8h30, o Bloco Rei da Bicharada (BRB) promete quebrar a rotina da cidade levando para as ruas muita alegria e animação.

Esse é o espírito da “bicharada”, cujos relatos mais antigos indicam que o bloco surgiu no município de Areia Branca em meados de 1940.

Entre os pioneiros dessa brincadeira de rua estão os antigos embarcadiços que por aqui chegaram em épocas passadas, mas em nível local foi o velho Júlio de Noca e a família Gama. Apaixonados por Carnaval, Luiz da Gama e seus filhos João e Brando foram quem inicialmente introduziram “urubu”, “urso preto e branco” e “dragões” no Carnaval local. Com o passar dos anos, esses estranhos animais, porém adorados, enriqueceram a trajetória do evento, se constituindo em um referencial para os amantes da picardia.

Bicharada-de-Rua-1940

A “bicharada” surgiu no município de Areia Branca em meados de 1940

Hoje, existem poucos grupos que organizam os “ursos” e “bicharadas” na cidade, mas no passado eles dominavam o Carnaval local. Da nova geração de brincantes, um dos destaques é Paulo César de Brito, membro fundador do Bloco Rei da Bicharada (BRB). Ele promete reviver a magia dos bons tempos da folia de rua, soltando literalmente os “bichos”, a partir de hoje.

O bloco BRB é um exemplo de superação, pois parte de sua formação, desde os primórdios, vem passando de geração em geração na família Brito, iniciada pelo carnavalesco veterano Vicente Brito. Depois dele vieram os filhos, netos e bisnetos. “A intenção é que as gerações futuras dos Brito preservem essa brincadeira.” afirma Paulo César.

bicharada 1[3]

Esses “estanhos” personagens continuam fazendo a alegria do povão nas ruas  

Fotos cedidas por Paulo César de Brito

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade