Bernadete Fragoso diz que boatos prejudicam trabalho da equipe
“Não procedem os rumores de um novo encalhe de baleia no litoral de Areia Branca”. Foi o que afirmou categoricamente a bióloga Bernadete Fragoso, coordenadora do Projeto Cetáceos da Costa Branca, em contato com o Blog há pouco, exatamente às 22h30. Com isso, fica comprovado que não passou de um boato que uma baleia teria sido vista na praia, encalhada, no trecho entre São Cristóvão e Ponta do Mel, neste litoral.
Segundo a bióloga Benardete Fragoso, esses boatos iniciaram antes mesmo de concluída a operação de resgate e remoção da baleia Jubarte da praia de Redonda, onde o animal encalhou hoje, 23, pela manhã, pela segunda vez, depois de ter desencalhado da praia de Upanema.
Ela disse ao Blog agora à noite, que o pessoal do Cetáceos acompanhou a baleia até as zonas de águas profundas, e ainda continua monitorando, via satélite, por meio de um GPS instalado no animal.
A falsa informação sobre o encalhe da baleia nas imediações de Ponta do Mel, causou sérios dados, pois além de repassada indevidamente aos leitores que de imediato demonstraram sua preocupação com o novo drama que seria vivido pelo animal, ainda fez com que uma equipe do Projeto Cetáceos mobilizasse parceiros e voluntários e se deslocasse até o suposto local. Lá chegando, nada encontraram.
Boatos não são novidades no cotiado dos areia-branquenses. Vez por outra surgem “notícias” as mais escabrosas, mas com riqueza de detalhes que chega (quase) a convencer.
O Blog tem sido rigoroso no repasse da informação aos seus leitores e seguidores. Mas no entanto, falhou em acreditar numa fonte, que apesar de ser confiável, também foi traída pelo imediatismo. Repassou ao Blog uma informação de “ouvi dizer”, sem checar a veracidade do fato.
Como disse a bióloga Bernadete Fragoso, as pessoas devem ter mais cuidado naquilo que ouve e responsabilidade no repasse de uma informação, pois um boato, que seja intencional ou não, pode gerar sérios problemas. E danos irreparáveis.