O bom exemplo vem do vizinho município de Grossos. Lá, o vereador Carlos Lacerda, “Cateca” (PCdoB), está levando cultura para a zona rural, por meio de bibliotecas comunitárias criadas a partir da arrecadação de livros por doações. A iniciativa visa transformar o pequeno leitor em grande cidadão.
Iniciativa do vereador “Cateca” está levando cultura para a zona rural
O propósito do vereador “Cateca”, com o projeto, é promover a valorização da vida, para inclusão da cidadania dos jovens moradores nas comunidades rurais, principalmente os que estão em estado de vulnerabilidade social.
Como fruto desse esforço pessoal, “Cateca” já montou e entregou aos moradores da localidade de Alagamar, neste município, a primeira Biblioteca Comunitária. E nesta sexta-feira, 26, às 19h, será a vez da vila-praia de Pernambuquinho receber também a sua Biblioteca Comunitária. Naquela noite, o autor do projeto estará reunindo amigos, poetas, professores e pais de alunos da comunidade para comemorar a abertura desse espaço cultural e de pesquisa na citada localidade rural.
Durante a inauguração da Biblioteca Comunitária em Pernambuquinho, “Cateca” estará oficializando uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde o professor Marcos Medeiros estará presente fazendo doação de livros da Editora Universitária.
Justificando sua iniciativa, o vereador “Cateca” disse que o jovem merece atenção especial, com projetos sérios de incentivo à educação e desenvolvimento do saudável hábito da leitura.
A proposta do vereador é envolver a todos para que possam ser arrecadados muitos livros, que com certeza, serão importantes na formação de novas bibliotecas e, assim, atender mais crianças e jovens que residem nas comunidades.