Luciano Oliveira - [email protected]

Em 2018, a prefeita Iraneide Rebouças entregou a sede do Samu totalmente reformada e com ambulância nova (Foto: Arquivo/PMAB)

Base Descentralizada do Samu Areia Branca completa 10 anos com atuação exemplar no município

Em 2018, a prefeita Iraneide Rebouças entregou a sede do Samu reformada e com ambulância nova (Foto: Arquivo/PMAB)

A Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Areia Branca está completando 10 anos de funcionamento. Mas os parabéns vão para os “guerreiros de farda azul” que durante esse período realizaram um trabalho merecedor de reconhecimento.

Vale ressaltar a importância do trabalho da equipe do Samu local nesses dois anos de pandemia de coronavírus que, assim como os demais profissionais da área da saúde, sempre estiveram e continuam na linha de frente no combate à Covid-19.

Nos 10 anos de existência, a Base Descentralizada do Samu Areia Branca teve duas coordenadoras técnicas. A primeira foi Amanda Carla, que foi sucedida por Juciane Amaral, que está até hoje no comando da unidade local.

Em 2019, a prefeita, ao lado do Dr. Beguinho, entregando novo fardamento à equipe do Samu (Foto: Arquivo/PMAB)

A base foi inaugurada em 2011, mas começou efetivamente o trabalho de atendimento no município, em 2012. Segundo levantamento, o número de ocorrências entre clínicos e de traumas contabilizado no período, chega a 5 mil, uma média anual vai de 350 a mais de 400 ocorrências.

Conforme os dados, entre 2020 e 2021 aumentou muito o número de ocorrências atendidas pelo Samu local, mas os dados ainda não haviam sido fechados até a semana passada, véspera das festividades de fim de ano.

Registro da equipe pioneira traz a lembrança do técnico de enfermagem Luiz Alves de Brito Sobrinho (o terceiro da segunda fila) que morreu de Covid em abril de 2020 (Foto: Arquivo/PMAB)

Outro fato que merece destaque, é que a Base Descentralizada de Areia Branca está entre as que atendem mais ocorrências. Isso porque cada ambulância cobre uma área de 50 quilômetros, portanto o Samu local atende todo o município (zonas urbana e rural), Porto do Mangue, Serra do Mel e Mossoró.

Já teve caso do Samu Areia Branca se deslocar para atendimento além da sua área de abrangência, atendendo ocorrências em localidades mais distantes como Pau dos Ferros, Natal e até no interior do Ceará, conduzindo pacientes em estado grave.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade