Luciano Oliveira - [email protected]

Barcaça “Porto do Dornelles” já está em Fortaleza para etapa final das melhorias em sua estrutura

“PORTO DO DORNELLES” É UMA DAS MAIORES BARCAÇAS PARA TRANSPORTE DE SAL, NO MUNICÍPIOBarcaça pertencente a HB Navegação deverá voltar a operar, breve (Foto: Reprodução) 

Sem operar há mais de um ano, período que passou por reformas, a gigantesca barcaça “Porto do Dornelles” seguiu para um estaleiro mais sofisticado em Fortaleza (CE) para concluir os serviços que não puderam ser realizados em Areia Branca.

A embarcação, uma das maiores utilizadas no transporte de sal para o Terminal Salineiro, pertencente à empresa HB Navegação, do empresário Hélio Borges.

De acordo com a empresa, a “Porto do Dornelles” seguiu para Fortaleza na madrugada do dia 15, puxada por um rebocador. Desativada desde o ano passado, a barcaça passou por reformas e serviços de substituição de chapas no fundo e costado do casco, no Estaleiro Terramares, em Areia Branca.

Segundo informações da HB Navegação, a embarcação já deveria ter retomado as operações, mas durante o período que esteve no estaleiro local foi atingida por incêndio que destruiu toda a rede elétrica da praça de máquinas.

O sinistro, ainda de acordo com a empresa a qual pertence a “Porto do Dornelles”, atrasou o cronograma dos trabalhos e por esse motivo a barcaça teve que ser levada para um estaleiro mais avançado na capital cearense, onde serão concluídos os serviços.

Segundo informações de um especialista naval, a previsão é que os serviços na embarcação sejam concluídos em até 60 dias. Quando a barcaça voltar a navegar, oferecerá dezenas de empregos diretos e indiretos no setor marítimo local.

Navenor

0 Dona zita  0k“Dona Zita” é a nova barcaça da Navenor, vinda diretamente do Porto de Manaus (Foto: Reprodução)

Ainda relacionado ao setor de navegação, no último dia 12 a cidade de Areia Branca recebeu mais uma nova barcaça, a “Dona Zita”, procedente de Manaus (AM), que veio ampliar a frota de embarcações da empresa Navenor, que tem à frente o experiente Milton Paniágua, superintendente da empresa no município.

Divisão marítima do Grupo Salinor, atualmente a Navenor possui seis embarcações que operam no transporte de sal para o Porto-Ilha. São elas: Rio dos Sinos, RioTaquari, Rio Caí, BGM-H-12, Nossa Senhora das Vitórias e Dona Zita.

O quadro efetivo de tripulantes da nova barcaça será composto por 18 homens, divididos em dois turnos de 14 dias de trabalho por 14 de folga.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade