Curiosos mais atrapalharam que ajudaram na tentativa de devolver a baleia às águas profundas
Uma verdadeira operação de resgate, com a participação de diversos órgãos, foi montada na praia de Upanema onde pesquisadores tentam salvar uma baleia da espécie jubarte, encalhada naquela orla marítima desde a manhã de hoje, 20. Um mototaxista que passava pelo local por volta das 9h40, avistou o animal se debatendo nas águas e comunicou o fato aos pescadores e posteriormente às autoridades.
Equipes da Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca, e do Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Grande (Uern), que faz monitoramento nessa faixa litorânea, estão trabalhando no local, juntamente com o pessoal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), polícias Militar e Ambiental que dam suporte à operação.
A baleia encalhou num banco de areia a poucos metros da praia. Como a maré estava vazando a primeira tentativa de devolver o animal às águas profundas foi frustrada. Os biólogos e o pessoal da Capitania dos Portos, que comandaram a operação, contaram com o apoio de um barco cedido pelo empresário Cleodon Bezerra de Oliveira.
Muitas pessoas foram ver de perto o animal encalhado
Vários fatores podem ter motivado o encalhe da baleia jubarte no litoral de Areia Branca. Um deles, pode ter sido o fato de que durante sua migração para reprodução no Nordeste brasileiro, a espécie se aproxima muito da costa. A região é o refúgio de amamentação e reprodução do animal entre os meses de julho e novembro.
* Fotos: Afrânio Mesquita