A empresa Azevedo & Travassos anunciou a conclusão da operação de completação e avaliação de um novo poço de petróleo no Rio Grande do Norte. A operação, realizada no poço de extensão 3-AND-5-RN, localizado no Campo de Andorinha, na Bacia Potiguar, resultou em uma nova descoberta de uma zona produtora na região. A notícia é do Novo Notícias.
Em um comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a companhia informou que a operação teve início em 11 de agosto, com a mobilização de uma sonda de produção terrestre. Durante o processo, foram testados quatro intervalos produtores na Formação Açu.
O intervalo denominado Açu-3, localizado a uma profundidade entre 853 e 858 metros, apresentou uma vazão estabilizada de 42 barris de óleo por dia durante o teste de formação. O óleo extraído possui boas características de viscosidade, com Grau API 22.
A descoberta da zona produtora Açu-3 é considerada inédita para o Campo de Andorinha, pois nenhum outro poço perfurado na região havia produzido nesse intervalo. Diante disso, a Azevedo & Travassos intensificou os estudos de geologia e de engenharia de reservatórios para determinar a extensão da área produtora e os volumes de óleo que podem ser recuperados.
A empresa também informou que já iniciou a construção das instalações de superfície necessárias para colocar o poço 3-AND-5-RN em um teste de produção de longa duração. Esse procedimento permitirá a obtenção dos dados técnicos necessários para complementar a avaliação da nova acumulação de petróleo descoberta.