
Os três aviões Hécules da Força Aérea Brasileira (FAB) com os caixões da delegação da Chapecoense decolaram entre 19h20 e 20h05 (hora de Brasília) da base aérea de Rionegro, na Colômbia, com destino final em Chapecó, onde neste sábado, 3, ocorrem as homenagens às vítimas do desastre.
No retorno ao Brasil, as aeronaves farão escala em Manaus, com horário de chegada estimado às 23h20, para realização de um procedimento obrigatório, chamado de desembaraço alfandegário. Cerca de seis horas após a saída da capital amazonense, os corpos devem chegar a Chapecó, onde será realizado o velório e enterro de parte das vítimas do voo Lamia 2933.

O acidente cortou as aspirações da modesta Chapecoense, clube fundado há 43 anos e que teve uma ascensão meteórica desde 2009, subindo da série D do futebol brasileiro até a série A em poucos anos, antes de alcançar a final da Copa Sul-Americana, o segundo torneio continental mais importante.
No acidente, 71 das 77 pessoas a bordo morreram. Houve seis sobreviventes. A aeronave, um Avro RJ-85, bateu em uma montanha a 17 km do aeroporto José María Córdova. Resultado preliminar da investigação aponta que o avião estava sem combustível ao cair.