Luciano Oliveira - [email protected]

Autonomia financeira da Uern é reconhecida por segmentos durante audiência pública

AUDIÊNCIAEvento reuniu importantes segmentos em defesa da Uern

Na audiência pública sobre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), hoje, 8, na Câmara Municipal de Mossoró, Governo do Estado, Reitoria, servidores e estudantes reconheceram a necessidade da autonomia financeira plena da instituição.

O presidente da Associação dos Docentes (Aduern), professor Flaubert Torquato, disse que o atual modelo de financiamento da Uern está esgotado e obsoleto. “É necessário mudar esse modelo, que estrangula as finanças da universidade”, defendeu.

Na mesma linha seguiu a presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos (Sintauern), Rita Negreiros, apoiada pelos presidentes do Diretório dos Estudantes (DCE), Petrônio Andrade, e do Fórum de Diretores da Uern, professor Emannoel Pereira Braz.

O reitor Milton Marques defendeu elaboração de um modelo de  autonomia financeira plena que leve em conta o futuro da universidade. “Chegou o momento de discutirmos essa proposta, mas com índices de receita que compense para a instituição”, disse.

Representante do Governo do Estado na reunião, o secretário estadual de Planejamento, Anselmo Carvalho, sugeriu materialização da idéia em projeto, abordando aspectos técnicos e jurídicos. “Estamos aberto ao diálogo sobre o assunto”, afirmou.

ENCAMINHAMENTOS

AUDIReunião foi articulada pela deputada Larissa Rosado

Articuladora da audiência pública, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) anunciou audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Mota (PMN), e reunião na Comissão de Finanças da Casa, dia 15, em Natal, para discutir o futuro da Uern.

Também apoiou comissão dos segmentos da universidade para amadurecer proposta de autonomia financeira plena com o Governo do Estado, já que cabe ao Executivo envio do Projeto de Lei sobre o assunto à Assembleia Legislativa.

“Também vamos articular audiência na Secretaria Estadual de Planejamento para inserir pleitos da Uern no Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado, que está sendo elaborado. A Assembleia atuará como mediadora”, informa Larissa.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade