Com mais de 70 atores em cena, Auto da Liberdade estreia hoje
O espetáculo Auto da Liberdade, uma das atrações na programação da Festa da Liberdade, estreia neste sábado, 10, às 20h30, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, numa realização da Prefeitura Municipal e execução da Gerência da Cultura. Com 74 atores em cena, o espetáculo resgata feitos heróicos dos mossoroenses: o Motim das Mulheres, a Libertação dos Escravos, a Resistência a Lampião e o Primeiro Voto Feminino na América Latina.
O Auto da Liberdade 2011 terá um formato mais explicativo e didático. “A ideia é de que o Auto da Liberdade possa cada vez mais perpertuar essa história”, justifica a gerente da Cultura, Clézia Barreto. O espetáculo é dirigido pelo renomado teatrólogo João Marcelino, tendo no elenco 54 atores com atuação nos diversos grupos teatrais da cidade e outros 20 atores novatos. Este ano, foram agendas 15 apresentações do espetáculo (10 a 29 de setembro).
A exemplo da estratégia montada pela Gerência da Cultura na edição do Auto em 2010, este ano o acesso do público ao Auto da Liberdade também se dará mediante a retirada antecipada de ingressos na bilheteria do Teatro Dix-huit Rosado, a partir das 14h. No caso de escolas e instituições convidadas, os ingressos serão entregues das 14h às 18h. O controle de senhas ocorre em razão da limitação de lugares disponibilizados à plateia no teatro.
A Festa da Liberdade acontece de 7 a 30 de setembro. A sua programação inclui, além do Auto da Liberdade, outras atividades: Seminário Novas Liberdades, Cristo Liberta, shows musicais na Estação das Artes e Praça de Eventos, concurso fotográfico e o Cortejo da Liberdade, dia 30, na Avenida Alberto Maranhão, finalizando a programação. Para a prefeita Fafá Rosado, conquistar a liberdade é dar vida aos sonhos. (Com informações da Prefeitura de Mossoró).