Luciano Oliveira - [email protected]

Aula inaugural aconteceu no auditório da Estação das Artes Eliseu Ventania

Aula inaugural inicia capacitação da Guarda Municipal de Mossoró para porte de arma

Aula inaugural aconteceu no auditório da Estação das Artes Eliseu Ventania
Aula inaugural aconteceu no auditório da Estação das Artes Eliseu Ventania

Nesta segunda-feira, 28, a Guarda Civil Municipal deu um passo importante para efetivação do porte de arma. A aula inaugural do curso de qualificação para uso e manuseio de equipamentos letais (armas de fogo), destinado à categoria, aconteceu no auditório da Estação das Artes Eliseu Ventania. A palestra da aula inaugural foi com Ricardo Balestreri, ex-secretário nacional de Segurança Pública.

O prefeito Francisco José Junior (PSD) participou do momento e saudou os guardas civis municipais. “É com muita felicidade que iniciamos hoje esse importante passo para armar a nossa Guarda. Uma Guarda capacitada e competente no exercício da nossa segurança. Conseguimos avançar muito neste setor. Quando assumimos eram apenas 150 profissionais e hoje são quase 300. Saltamos de uma BIC para 11 e tudo isso refletiu na redução dos crimes em nossa cidade, mostrando que segurança pública também é uma prioridade desta gestão”, apontou Francisco José Junior.

O curso será ministrado pela Academia de Tiro e Formação de Vigilantes Feroli, na Ilha de Santa Luzia. “Essa primeira turma tem 50 guardas, que se submeterão ao curso com duração de duas semanas. Com esse curso, se aprovado, o profissional será habilitado com o porte de arma institucional, que o habilita a usar o instrumento em seu horário de trabalho”, informou Jorge Filho, coordenador de cursos da Academia de Tiro e Formação de Vigilantes Feroli.

prefeito Francisco José Junior (PSD) participou do momento e saudou os guardas civis municipais
Prefeito Francisco José Junior participou do momento e saudou os guardas civis municipais

Com a efetivação do porte de arma, os guardas civis municipais serão mais efetivos no combate à violência. O trabalho, que já é bem executado e respaldado nos resultados de prisões e apreensões, será potencializado com o uso das armas de fogo. “Nessa última gestão a Guarda Civil Municipal cresceu vertiginosamente. Realizamos a Operação Corredor Seguro, que trouxe mais tranquilidade aos visitantes e comerciantes do Corredor Cultural. Fizemos parte da Operação Integração, com a Polícia Militar. Criamos a BIC Escolar, BIC Saúde e BIC Tour, que promovem mais segurança nas unidades educacionais e de saúde, além dos pontos turísticos na Avenida Rio Branco”, destacou o secretário municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Alvibá Gomes.

LEI 13.022/2014

Palestra da aula inaugural foi com Ricardo Balestreri
Palestra da aula inaugural foi com Ricardo Balestreri

O curso de tiro e o consequente porte de arma, que será concedido aos guardas civis municipais pela Prefeitura de Mossoró, está de acordo com a lei que instituiu o Estatuto Geral das Guardas Municipais, sancionada em 2014.

A nova norma insere as guardas municipais no sistema nacional de segurança pública, garante o porte de arma e dá a esses profissionais o poder de polícia. O objetivo é que eles tenham o dever de proteger tanto o patrimônio como a vida das pessoas.

Fotos: Raul Pereira/PMM

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade