Luciano Oliveira - [email protected]

Audiência pública sobre polêmica com a Cosern movimentou o plenário da Câmara na noite de ontem

audiencia 5 OK

Sandro Góis conduziu a reunião ladeado pelos colegas vereadores, autoridades e representantes da Cosern 

Por iniciativa da Câmara Municipal de Areia Branca, ontem, 19, à noite, no plenário daquela Casa foi realizada uma audiência pública que debateu o polêmico corte de energia elétrica da rede pública da cidade.

Objeto do debate, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) foi representada na reunião pelo gerente de unidade regional em Mossoró, engenheiro Miguel Rogério, e um assessor jurídico da empresa.

Da parte do município compareceram o secretário municipal de Serviços Públicos, Obras e Urbanismo, Cleodon Bezerra, e o Procurador do Município, advogado Thiago Rebouças.

audienecia 7 essa

Cleodon Bezerra ouve explicações do engenheiro Miguel Rogério, da Cosern  

empresário Perboyre Araújo representou a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) no encontro, além de representação da Agência da Capitania dos Portos local e dos diversos segmentos, bem como a população.

Sob a presidência do vereador Sandro Góis (PV), a audiência teve a participação ativa dos vereadores, que interrogaram o representante da Cosern sobre os motivos do “apagão” provocado pela empresa dias passados, deixando parte da população urbana em polvorosa.

O engenheiro Miguel Rogério explicou que a Cosern interrompeu o fornecimento de energia nos setores onde os moradores por conta própria, promoveram a troca de lâmpadas de vapor de sódio, que possuem tonalidade amarelada, por lâmpadas de vapor metálico, que produzem luz branca.

audiencia 3  OK

Vereadores “Tonho da Cohab” e “Netinho Cunha”  participaram do debate

Segundo ele, esse tipo de ação dos populares é inconcebível diante dos riscos de acidentes de natureza grave que tal atitude pode acarretar, pois só quem pode executar tal serviço são os profissionais da empresa.

A resposta que todos queriam ouvir, veio do secretário Cleodon Bezerra, que anunciou na oportunidade, que a Prefeitura de Areia Branca vai realizar a troca das atuais lâmpadas de vapor de sódio, que possuem tonalidade amarelada, pelas de vapor metálico, ou brancas, como são popularmente conhecidas.

Para isso, o setor competente da prefeitura já está elaborando um projeto, conforme as normas da Cosern, e em menos de trinta dias estará mudando toda a iluminação pública da cidade, uma vez que a Cosern deixou bem claro que esse serviço é de competência do município.

Diligências

audiencia 4 OK

Vereadores Antônio Carlos. João Paulo e Nazareno Lemos, atentos à discussão

Logo que ficou ciente da decisão da Cosern em desligar os postes nos locais onde os moradores promoveram a troca das lâmpadas, a prefeita Luana Bruno (PMDB) entrou em contato com a direção da empresa para se inteirar dos procedimentos que deveria adotar para solucionar o problema.

Como manifestou o desejo de processar mudanças no sistema de iluminação pública da cidade, a prefeita foi orientada a elaborar um projeto técnico, o que está sendo feito e deverá estar concluído nas próximas semanas.

Segundo Luana Bruno, a substituição da iluminação pública da cidade, que hoje é na base de lâmpadas de vapor de sódio (amarela) pelas lâmpadas de vapor metálico, que produzem luz branca, vai garantir uma maior luminosidade às vias da cidade, além de ser uma forma de colaborar com a segurança pública.

audiencia 2 OK

Evento atraiu um bom púbico à Casa Legislativa

Fotos: Erivan Silva

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade