O projeto “Renovar”, que trata da recomposição da cultura canavieira no Rio Grande do Norte, será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 19, a partir das 14h. De iniciativa da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), o programa de natureza socioeconômica pretende, além de gerar cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos, tornar-se uma saída viável para a economia do RN.
Além do impacto econômico, o projeto ‘Renovar” objetiva formular Parcerias Público-Privadas com os governos estaduais de todo o Nordeste, a partir de recursos oriundos da União, a fim de combater a criminalidade no campo, através da redução da problemática social da desocupação. Nesse sentido, a iniciativa visa recuperar 300 mil hectares de canaviais nordestinos, de modo a contribuir com a retomada da produção e, com isso, gerar mais empregos nas usinas.
De acordo com produtores de cana do Nordeste, a redução da produção canavieira da região, que caiu de 60 milhões de toneladas para 40 milhões nos últimos anos, gera impactos não apenas sobre a cadeia produtiva, mas também na economia e no desenvolvimento locais. Por isso, visando contribuir com a recuperação da atividade no RN, a Assembleia Legislativa reunirá entidades e órgãos técnicos capazes de discutir e encontrar soluções viáveis para a questão.
Foram convidados para o debate a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), a Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), a Delegacia do Ministério do Trabalho, a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil, o Sindicato dos Plantadores de Cana, além de outras entidades ligadas ao tema.