Luciano Oliveira - [email protected]

Ato solene marca a reabertura da biblioteca que funcionará normal a partir do dia 18

OLYMPUS DIGITAL CAMERA         Em primeiro plano:João Rodrigues, “Souza”, gerente do Banco do Brasil local, Jamilson Farias, e Lacerda, da Educação

Hoje, 15, às 10h, foi realizada a solenidade de reabertura da Biblioteca Pública Municipal José Justiniano Solon. A entidade estava funcionando com expediente interno desde o início do ano, período em que passou por uma série de melhorias, inclusive a catalogação de todo o seu acervo, estimado em cerca de 9 mil títulos.

O ato contou com a presença do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), e dos escritores areia-branquenses Francisco Rodrigues, mais conhecido nos meios locais como “Chico de Neco Carteiro”, e Wilson Dantas. No decorrer da programação se juntou a eles o escritor e presidente do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (Icop), Antônio Clauder Arcanjo.

A reabertura da biblioteca foi simbólica, pois o atendimento ao público estará disponível a partir da próxima segunda-feira, em horário corrido, em três turnos, das 7h às 21h.

Durante a solenidade, o escritor “Chico de Neco Carteiro” fez um retrospecto da história da Biblioteca Pública de Areia Branca, ressaltando que “feliz a cidade que possui um espaço como esse, onde se pode sorver o saber”. Ele elogiou as novas estruturas da entidade.

O secretário municipal de Educação, professor Raimundo Lacerda Alves Felipe destacou que o município hoje dispõe de uma biblioteca compatível com as necessidades dos usuários, que segundo ele são muitos, principalmente composto da classe estudantil.

O diretor da biblioteca, artista plástico João Rodrigues Filho, disse que as mudanças processadas foram possíveis graças ao apoio dado pelo prefeito “Souza”, que orientou que o novo espaço tivesse a estrutura e a condição necessária de atender a demanda de usuários tanto da cidade como da zona rural. “Essa ideia de trabalharmos com expediente integral é justamente para facilitar a prestação de serviços aos alunos da zona rural”, reforçou.

No seu discurso, o prefeito “Souza” disse que o objetivo da solenidade, que fez questão que fosse realizada na parte externa da biblioteca, foi reunir os amantes da leitura. O gestor deu a boa notícia que brevemente a biblioteca terá sua sede própria, pois funcionará no pavimento superior do Centro Cultural Miramar, cujas obras já iniciaram.

Outra boa notícia dada por “Souza” foi sobre o lançamento de editais, pela prefeitura, para estimular as pessoas que possuam algum tipo de trabalho relacionado à arte e a cultura. “Vamos incentivar os filhos da terra a mostrarem seus valores”, acrescentou.

Participaram ainda da solenidade, secretários, gerentes, vereadores e convidados. Além da bibliotecária Maria do Socorro Matos, de Mossoró, que capacitou os funcionários da biblioteca local para o trabalho de catalogação de todo o acervo.

Com as melhorias introduzidas na estrutura da biblioteca, o diretor João Rodrigues disse que os usuários passarão a usufruir de um espaço totalmente climatizado, mais amplo e com o acervo mais distribuído, além de poder utilizar os recursos da informática para fins de pesquisas escolares.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade