Luciano Oliveira - [email protected]

Associação Rotativa poderá fabricar vassouras com garrafas pet graças a parceria com empresa eólica

r 3 luciana

Luciana Ribeiro, da Voltalia, falou dos benefícios do projeto durante a reunião  

As garrafas pet, grandes vilãs da poluição em rios e terrenos baldios, poderão ganhar uma função ecologicamente correta na Associação Rotativa de Areia Branca, onde cerca de 15 voluntários, a maioria mulheres, fazem a coleta seletiva domiciliar de material reciclável.

A partir de uma proposta de parceria da Voltalia Energia do Brasil, empresa produtora de eletricidade a partir de fontes renováveis com atuação no município, a Rotativa poderá fabricar vassouras ecológicas, utilizando garrafas pet como matéria prima.

O assunto foi tema de uma reunião na sexta-feira, 12, entre os membros da associação, da Voltalia e da Prefeitura de Areia Branca, que é parceira da entidade, por meio da Gerência Executiva de Gestão Ambiental. A gerente de Projetos do município e Agente de Desenvolvimento Local, Maria Edivanda Pereira, também participou do encontro.

r 1 juliana

Juliana Rebouças, gerente de Gestão Ambiental, destacou a importância da parceria  

No encontro, a psicóloga Luciana Ribeiro, da Voltalia, apresentou a proposta, por meio da qual a empresa eólica dará suporte para a fabricação de vassouras com garrafas pet. Para isso, a empresa fornecerá o maquinário e um curso de qualificação para o pessoal envolvido na confecção do produto.

Diante do interesse da associação pela proposta, Luciana Ribeiro disse que o próximo passo será preparar o projeto e em seguida agilizar o curso para qualificar os fabricantes das vassouras, o que deve acontecer até o final de outubro, na cidade de João Câmara, onde a empresa desenvolveu projeto semelhante.

Para a gerente de Gestão Ambiental do município, Juliana Rebouças, que participou da reunião, essa parceria da Voltaria irá impulsionar as ações desenvolvidas pela associação, melhorando o faturamento das famílias envolvidas com a venda dos produtos.

r 2 tonha

Antonia Assunção, presidente da Rotativa, e os cooperados ouviram atentamente as explanações   

A presidente da Associação Rotativa, Antonia Assunção, diz que o benefício proposto pela Voltalia chega na hora certa. “Essa fabrica sendo implantada na nossa associação, será uma importante fonte de geração de emprego e renda para as famílias areia-branquenses que integram a entidade”, comemora.

A exemplo da Voltalia, as empresas que investem em energia eólica no município desenvolvem um trabalho social abrangente junto às comunidades onde atuam. A fábrica de vassouras é uma doação da empresa à cidade ao qual ela está inserida.

A Rotativa é uma entidade sem fins lucrativos e desde 2004 realiza a coleta, seleção e venda de materiais recicláveis na cidade de Areia Branca. Calcula-se que mensalmente são recolhidos e vendidos em torno de 15 toneladas de material reciclável. O lucro obtido com a venda dos recicláveis é revertido para a manutenção da associação e para os coletores ambientais.

A Prefeitura de Areia Branca é parceira da entidade e auxilia com transporte e com alguns funcionários que atuam em parceria com os coletores.

r 6 luciana 2r 8  grupo

Fotos: Erivan Silva

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade