
A Associação Rotativa realiza desde o ano de 2007, a coleta seletiva de resíduos sólidos no município de Areia Branca. Diariamente cerca de 800 quilos de materiais (papelão, plástico, vidro e metais) eram coletados pelos associados nas residências de toda zona urbana. Mas desde a última semana do mês de dezembro de 2016, esse trabalho de coleta domiciliar foi interrompido.
Diante disso, a partir desta quarta-feira, 15, vai estar em funcionamento um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis no bairro São João, no prédio da antiga Unidade Básica de Saúde (UBS).
Segundo o presidente da Associação Rotativa, Jonas Mário, “muitas pessoas que há anos participam da coleta e não querem enviar seu lixo para o lixão sugeriram a criação do PEV”.
Os pontos de entrega voluntária de resíduos recicláveis existem em várias cidades brasileiras onde há coleta seletiva, embora comprovadamente a coleta domiciliar seja mais eficiente.
De acordo com Jonas Mário, “essa foi a solução temporariamente encontrada pela associação para evitar o fim da coleta seletiva em nossa cidade, visto que a retomada da coleta seletiva domiciliar está dependendo da superação de entraves burocráticos junto ao poder público municipal”.

Assim, a Associação Rotativa comunica às pessoas que têm consciência dos danos ambientais que o seu lixo pode causar quando vai para o lixão, que podem se dirigir de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h ao local indicado, que o PEV estará aberto e pronto para receber e dá um destino adequado ao seu resíduo.
Fotos: Divulgação