O autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo, informou a Organização Mundial de Saúde (OMS) no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado na terça-feira, 2. A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Em alusão à data e ao Abril azul, Mês de Conscientização sobre Autismo, a Associação Elo de Areia Branca está desenvolvendo uma semana de atividades voltada para a temática.
A programação da semana de conscientização foi aberta na segunda-feira, 1º, com uma palestra na Câmara Municipal de Areia Branca, com o pediatra Gledson Cavalcante, especialista em neurodesenvolvimento, que abordou o tema “Construindo pontes de compreensão e conscientização sobre o Autismo”.
Na terça-feira, 2, a programação teve continuidade com roda de conversa em estabelecimentos de ensino das redes pública e privada, com participação de representantes da Associação Elo e da vereadora Fátima Luz (PSDB), defensora da causa e apoiadora das ações desenvolvidas pela Elo em prol das pessoas autistas e seus familiares.
Confira a programação da Semana de Conscientização sobre o Autismo, da Associação Elo:
Fotos: Divulgação/Associação Elo