Luciano Oliveira - [email protected]

Ana Flexa, Fátima Luz, Jarlene Vieira e Terezinha Paixão com o deputado Kleber Rodrigues, propositor da audiência, e Felipe, escritor e autista

Associação ELO de Areia Branca participa de audiência pública da ALRN sobre políticas públicas para autistas

Ana Flexa, Fátima Luz, Jarlene Vieira e Terezinha Paixão com o deputado Kleber Rodrigues, propositor da audiência, e Guilherme, escritor e autista (Foto: Reprodução/Instagram)

Uma equipe da Associação ELO de Areia Branca participou na tarde de quinta-feira, 28, na Câmara Municipal de Mossoró, de uma audiência pública sobre políticas públicas para pessoas com autismo no Rio Grande do Norte. A audiência foi realizada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) e teve como propositor o deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB).

Representando a ELO, estiveram presentes na reunião a presidente da associação, Jarlene Vieira; vice-presidente, Fátima Luz (PSDB), vereadora de Areia Branca; coordenadora administrativa, Terezinha Paixão; e a coordenadora de projetos (ações), Ana Flexa.

A Associação ELO é sediada em Areia Branca, mas sua atuação abrange outros municípios da Costa Branca, proporcionando apoio às pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e aos seus familiares.

Vereadores, deputados, associações, ONGs, pessoas com autismo e instituições participaram da audiência. Avanços e desafios das pessoas com autismo foram debatidos pelos presentes. De acordo com Kleber Rodrigues, o objetivo é divulgar as conquistas e buscar apoio para novas iniciativas. “Um exemplo de conquista foi a aprovação da lei que reduziu a carga horária de pais e responsáveis por crianças com autismo”, afirmou.

Audiência pública sobre politicas públicas para pessoas com TEA (Foto: Edilberto Barros/CMM)

O presidente da Câmara, vereador Lawrence Amorim (Solidariedade), destacou o trabalho do Poder Legislativo mossoroense pela inclusão de pessoas com deficiências. “Somos parceiros de todas as instituições, temos vereadores atuantes na causa. E nosso mandato, inclusive, aprovou um projeto de lei que reserva um por cento das vagas para pessoas que transportam autistas. Buscamos sempre trabalhar em prol da inclusão”, disse.

O vereador cabo Tony Fernandes (Solidariedade) destacou dois projetos de lei de autoria dele que beneficiam os autistas. Um dos projetos trata sobre a proibição de fogos de artifício com ruídos. Outro projeto trata da redução da carga horária de trabalho para pessoas responsáveis pelos cuidados de pessoas autistas. “E continuamos na luta por emendas para as instituições que cuidam de pessoas com autismo e deficiências e por acesso a tratamentos públicos, gratuitos e de qualidade”, disse.

Outros vereadores também destacaram projetos para pessoas com deficiência e se colocaram à disposição da luta por inclusão e acesso a tratamentos.

Ao final da audiência, o deputado estadual Kleber Rodrigues entregou uma emenda parlamentar da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que destina recursos para a Associação Mossoroense de Amigos e Familiares de Autistas (AMOR).

Fotos: Reprodução/Instagram

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade