Luciano Oliveira - [email protected]

O deputado Kleber Rodrigues com o homenageado Pablo Tantim rodeado por familiares

Assembleia Legislativa concede título de cidadania a Pablo Tatim, superintendente da Funasa

O deputado Kleber Rodrigues com o homenageado Pablo Tatim rodeado por familiares

Gaúcho do município de Soledade, Pablo Tatim agora é o mais novo Cidadão Norte-Rio-Grandense, honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, numa iniciativa do deputado Kleber Rodrigues (PSDB). O novo cidadão potiguar é o atual superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no RN e a solenidade para entrega do título de cidadania aconteceu na manhã desta segunda-feira, 18, no plenário da Casa.

“Pablo Antônio Tatim reúne características natas de um grande líder. Expõe o perfil próprio dos seres humanos que se dedicam à causa mais nobre: trabalhar pelo próximo. E o ´próximo` aqui é o outro representando a população, a nossa gente. Estamos falando de um advogado de grandes e nobres causas”, afirmou Kleber.

O autor da homenagem citou, entre outras mudanças com a sua chegada à autarquia federal, em 2019, o choque de gestão, modernizando processos e estruturas internas e alcançando mais do que o dobro da produtividade, apesar do grande número de servidores aposentados. O deputado Kleber elencou o aumento de 147% no pagamento de parcelas de convênios aos municípios potiguares, redundando no aumento substancial de obras de saneamento e acesso à água concluídas em todo o Estado.

No último ano foram realizadas 129 entregas pela Funasa, beneficiando 112 municípios potiguares. “Com investimento total de R$ 89 milhões, a Funasa entregou, em parceria com os municípios, sete sistemas de esgotamento sanitário, 271 cisternas, duas usinas de reciclagem de lixo e 357 banheiros em áreas rurais”, destacou o deputado, citando também a substituição de 85 casas de taipa por alvenaria; a entrega de planos municipais de saneamento básico para 65 municípios, além de projetos de engenharia.

“A biografia de Pablo Antonio Tatim fala por si. É extensa, rica em detalhes, farta de incursões em diversas áreas. O simples currículo por si só, já justificaria o título de cidadão potiguar. E explico o porquê: pelas características muito semelhantes dele com o povo desta terra. Luta com dedicação, fez do estudo seu grande instrumento de vencer na vida, adquirir conhecimento e, com isso, servir”, enalteceu Kleber.

Os deputados federais Carla Dickson (União) e João Maia (PL) prestigiaram o evento, assim como parlamentares estaduais e diversos prefeitos de municípios das mais variadas regiões do RN.

Representando as autoridades presentes, o deputado João Maia afirmou que o homenageado era um servidor competente e compromissado. “Tatim nos honra, orgulha a gente e virou um Norte-Rio-Grandense de fato. Ele é um presente que o Rio Grande do Sul nos deu, porque tem compromisso, competência e amor ao que faz e por possibilitar coisas como o acesso a um direito elementar como a água, nós do RN seremos gratos eternamente”, disse o parlamentar.

Ao agradecer a homenagem, Pablo Tatim citou sua gratidão à família, ao povo potiguar, aos municípios parceiros, à Assembleia Legislativa e aos que, direta ou indiretamente, contribuíram com sua trajetória. “Minha gratidão aumenta o amor a essa terra e a esse povo generoso que todos os dias me ensina a amar e agradecer”, afirmou, mencionando a satisfação de poder trabalhar numa área que pode “levar água para quem tem sede, num grande programa de perfuração de poços e que oferece dignidade para quem mora em casa de taipa ou quem nem tem banheiro em casa”.

Kleber Rodrigues ressaltou: “Nosso ilustre homenageado desenvolve um trabalho reconhecido, aplaudido e elogiado na superintendência da Funasa, órgão essencial para o sistema de saúde pública, aonde deixa sua marca”. Na primeira solenidade que a Casa realiza em modo totalmente presencial, desde que foi decretada a pandemia, Kleber Rodrigues também prestou homenagem à servidora Zuleide Gonçalves Vieira, que chefiou o Cerimonial da Casa, falecida em janeiro.

Fotos: João Gilberto

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade