Publicado na edição de domingo passado do jornal O Mossoroense, o comentário “Mesmo sem provas”, que abriu a coluna “Notícias do Interior”, do articulista Alvanilson Carlos, teve ampla repercussão nos diversos segmentos. Pernambucano Marco Mariano da Silva, que ficou na cadeia 19 anos, mesmo sendo inocente
No comentário o articulista, que é Diretor Administrativo do citado matutino centenário, se reportou, entre outros, ao caso do prefeito de Serra do Mel, Josivan Bibiano de Azevedo (PSDB), que foi levado de sua casa e passou mais de dez dias detido por suposições ou indícios de ter participação num crime contra um militante petista.
O comentário de Alvanilson Carlos é oportuno e serve de alerta para que pessoas inocentes não paguem por crimes que não cometeram. Leiam abaixo, na íntegra.
Mesmo sem provas
Domingo, 01 de Janeiro de 2012
Isso mesmo! Tenha cuidado porque a qualquer momento você pode ser preso só por suposições ou indícios, mesmo não havendo nenhuma prova que lhe incrimine. Faço esse alerta para me embasar na análise da prisão do prefeito de Serra do Mel, Josivan Bibiano de Azevedo.
Até o momento não vi nenhuma autoridade envolvida no caso afirmar que há provas suficientes que incriminem o prefeito, nem no processo elas existem, por isso não havia nenhuma justificativa para prendê-lo.
Primeiro, por que até que provem o contrário, é um homem de bem, querido na sua cidade, conhecido por suas ações em benefício da coletividade e dos mais necessitados, tem uma aprovação de mais 80% da população. Segundo, é um pai exemplar, trabalhador, cumpridor de seus deveres e acima de tudo um cidadão que dedica sua vida para melhorar a vida dos outros. E por último desde o primeiro dia que estava à disposição da Justiça para qualquer esclarecimento, depoimento, chamado etc., além do mais nunca saiu de sua residência e sempre esteve dando expediente na prefeitura, contribuindo sempre que necessário para o esclarecimento dos fatos.
Por esse motivo não havia base legal e nem o dia era adequado para ser decretada sua prisão preventiva. A Justiça pode ter cometido um equívoco e até mesmo um erro grosseiro em prender um cidadão que não oferecia nenhuma ameaça à sociedade, estava a sua disposição. Repito: até que provem o contrário, ele é inocente.
É por esse tipo de atitude que a Justiça no Brasil é reprovada pela maioria das pessoas, pois muitas vezes prende para investigar ou para mostrar eficiência, mesmo não tendo provas suficientes. Assim foi o caso do pernambucano Marco Mariano da Silva, que ficou na cadeia 19 anos, mesmo sendo inocente. E em outras vezes não prende por motivos inexplicáveis, como é o caso do jornalista Pimenta Neves que está solto até hoje mesmo tendo cometido um crime comprovado. Daí, conclui-se que no caso do prefeito Bibiano só há um caminho para se fazer justiça realmente, ou provem que ele é culpado ou o libertem para que continue sua vida normal.
Nota do Blog: o prefeito de Serra do Mel, Bibiano, foi solto ontem, 3, à tarde, por meio de uma medida cautelar acatada pelo juiz plantonista do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).