Na próxima semana acontece o Encontro dos Artesãos de Areia Branca, na Secretaria Municipal de Cultura. Serão dois dias de atividades: segunda-feira, 27, das 14h às 20h, e terça-feira, 28, das 8h às 11h.
Durante o encontro, será possível se cadastrar como artesão profissional e obter a Carteira Nacional do Artesão. Quem possui o documento, além de se formalizar em seu trabalho, tem benefícios únicos que podem ser usufruídos em todo o país.
A Carteira Nacional do Artesão constitui o documento oficial emitido pelo programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que reconhece a profissão de artesão, isenta do programa de ICMS, facilita a retirada do MEI, facilita obtenção de linha de microcrédito da AGN e viabiliza a participação em feiras de outros eventos do artesanato.
Para fazer a Carteira do Artesão são necessários os seguintes documentos: xerox do RG e CPF; xerox do comprovante de residência; 1 foto 3×4 atualizada; número do PIS, Pasep ou NIT (opcional se contribuir para o INSS); peças acabadas da sua técnica artesanal.
Importante, ainda, levar uma peça para começar ou concluir no local.