Espaço Cultural Maristela Diniz da Costa Cirne, onde acontece a feira de artesanato
Aberta ontem, 24, a 30ª Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (Famuse), no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana. Até domingo, 28, cerca de 500 artesãos potiguares e de outros estados do Nordeste estarão apresentando seus trabalhos nos estandes montados no Espaço Cultural Maristela Diniz da Costa Cirne, na própria Ilha, e conta com o apoio dos governos federal, estadual, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Banco do Brasil.
A Prefeitura de Areia Branca, por meio das gerências executivas de Turismo e de Eventos, viabilizou a participação da empreendedora Maria Socorro Santos, da praia de Ponta do Mel, em Areia Branca, “Neném do Mel”, como é mais conhecida a artesã, ganhou projeção no cenário do artesanato ao transformar o paneiro (espécie de fibra que recobre o cacho do coco) em peças artesanais, resultando em belas bolsas e acessórios femininos que têm excelente aceitação no mercado.
A artesã areia-branquense, que foi uma das vencedoras do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, edição 2012, está em Caicó juntamente com os gerentes Francisco Melo (Eventos) e Viviane Araújo (Turismo) mostrando o artesanato de Ponta do Mel num estande da Prefeitura de Areia Branca montado na feira de artesanato que acontece dentro das festividades de Santana, padroeira de Caicó.
O artesanato de Areia Branca está expostos no espaço do Sebrae-RN na feira, destinado a grupos produtores de várias regiões apoiados pela instituição. A Famuse é uma das atrações da Festa de Sant’Ana, tradicional evento da padroeira da cidade.
De acordo com a gestora do projeto Setorial de Artesanato do Sebrae no Estado, Jupira Nunes, a proposta da instituição é destacar a diversidade da produção artesanal do Estado. Para integrar o espaço, foram escolhidos trabalhos de dez artesãos formalizados como Microempreendedor Individuail (MEI).
“Neném do Mel” mostra o seu artesanato na feira, em Caicó
São grupos que já passaram por diversas capacitações oferecidas pelo Sebrae e que agora entram na fase de acesso a mercados para ampliar o volume de negócios. “Como se trata de uma feira especifica de artesanato, não poderíamos deixar de apoiar a participação desses artesãos, viabilizando as vendas das peças confeccionadas”, diz Jupira.
No estande, o visitante poderá encontrar peças de artesanato em madeira (Florânia), cerâmica (Pau dos Ferros), arte em biscuit (Mossoró), bolsas e acessórios em paneiro de coqueiro (Ponta do Mel), arte em papel reciclado e crochê (Comunidade Samanaú, em Caicó), manualidades (Mossoró), arte religiosa (Natal), embalagens de papelão e tecido (Pau dos Ferros) e oratórios em papel reciclado (Natal). “Percebemos que essa linha religiosa tem sido uma das mais procuradas nesse evento, que faz parte de uma festa religiosa”.