Luciano Oliveira - [email protected]

Artesã de Ponta do Mel é uma das finalistas do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato

Dos 50 grupos de artesãos do Rio Grande do Norte inscritos na terceira edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, quatro foram classificados e já estão na final do concurso, disputando com outros 176 candidatos de várias partes do Brasil. A Associação de Artesãos de Vera Cruz, a Associação de Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas e as empreendedoras individuais Maria do Socorro Santos saraiva, de Ponta do Mel, e Cristina Blondim, de Natal, serão novamente avaliados in loco por consultores do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional antes do anúncio dos campeões.NENEM MEL 1Artesã areia-branquense, “Neném do Mel”, é uma das finalistas do prêmio 

“Acredito que os candidatos do Rio Grande do Norte têm muitas chances de ficar entre os 100 por atender bem aos critérios estabelecidos. Essa premiação está muito ligada à gestão e, nesse quesito, os quatro selecionados estão muito preparados, pois encaram a atividade do artesanato como um negócio”, presume a gestora do projeto de Artesanato do Sebrae-RN, Jupira Nunes.

A gestora se refere ao trabalho desenvolvido por Socorro Santos, mais conhecida por “Neném do Mel”, formalizada como EI, na praia de Ponta Mel, na cidade de Areia Branca. O talento da mulher é transformar o paneiro do coco em belos jogos americanos, bolsas e demais acessórios. “Neném do Mel” é a atual presidente da Associação das Artesãs de Ponta do Mel. Vem também do coqueiro a matéria prima usada pelos integrantes da Associação dos Artesãos de Vera Cruz. Eles usam a fibra do coco para produzir artigos de decoração de acabamento impecável, sobretudo luminárias e abajures.

Os tradicionais bordados também estão na competição, representados pela Associação de Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, cidade que fica na região Seridó, cujas integrantes dominam a arte de bordar e criar peças de cama, mesa e banho, além de moda praia. Maestria semelhante tem a artesã natalense Cristina Blondim. Devidamente formalizada como EI, a mulher produz artigos em MDF pintados à mão.

Esses quatro grupos produtores do RN receberão a visita dos consultores. O resultado dessas visitas será avaliado por um júri composto por pessoas de notório reconhecimento na área de atuação, entre eles, decoradores, designers, comerciantes, representantes do governo e de áreas ligadas à cultura. A seleção leva em consideração diversos itens da cadeia de produção e comercialização do artesanato, além da qualidade estética e do valor cultural. Consideram-se os critérios de inovação dos produtos, adequação econômica e ambiental, qualidade e responsabilidade social, entre outros quesitos. 

Os vencedores terão oportunidade de expor seus produtos em três eventos comerciais de expressão nacional, usar o selo TOP 100 de Artesanato – 3ª edição até o fim de 2014 e divulgar seus trabalhos no catálogo do prêmio. Os cem selecionados vão receber ainda uma consultoria de adequação de seus produtos ao mercado, para tratar desde as condições trabalhistas até a embalagem. A entrega do prêmio será feita no dia 28 de agosto deste ano, no Rio de Janeiro.

Realizada de três em três anos, a premiação incentiva os artesãos a introduzirem técnicas de sustentabilidade e a melhorarem a gestão de seus negócios. (Com informações do Sebrae-RN).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade