Luciano Oliveira - [email protected]

Prefeitura de Areia Branca

Areia Branca: valor repassado ao município para a merenda escolar não é o que muitos imaginam

Largo da Praça da Conceição, em destaque a sede do Executivo municipal (Foto: Reprodução)

A qualidade da merenda contribui para melhoria do desempenho dos alunos em sala de aula. Partindo desse princípio, a Prefeitura de Areia Branca faz questão de dar atenção especial à merenda escolar, garantindo sua contrapartida com os recursos necessários para a manutenção da qualidade da alimentação das crianças atendidas pela rede municipal de educação.

Mas oferecer uma merenda escolar de qualidade a todos os alunos da rede municipal de educação, não tem sido tarefa fácil. É uma preocupação constante. Apesar de reajustado pelo Governo Federal este ano, o valor do repasse da União para a merenda escolar ainda é muito baixo.

Atualmente a qualidade da merenda escolar nas escolas municipais de Areia Branca é muito boa. Para manter esse padrão da merenda, o que exige cumprimento de todas as obrigações legais, inclusive acompanhamento por nutricionista exclusiva para essa atividade, a prefeitura enfrenta dificuldade. No caso do Ensino Fundamental, o valor do repasse do Governo Federal por aluno matriculado é de apenas R$ 0,50. Valor insuficiente para comprar, por exemplo, um ovo.

Além da contrapartida (complementação), a prefeitura enfrenta instabilidade e alta dos preços nos alimentos, que afeta diretamente as compras da alimentação escolar. Mesmo assim, a gestão da prefeita Iraneide Rebouças (PSDB) tem redobrado esforços e garantido a aplicação dos recursos transferidos e zelado pela qualidade dos produtos usados na merenda, desde a compra até a distribuição nas escolas. Compromisso institucional da gestão com as políticas públicas da educação alimentar e nutricional.

Valor do repasse do Governo Federal por aluno matriculado – PNAE 2023

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade