Luciano Oliveira - [email protected]

Areia Branca tem três pré-candidaturas nas ruas e outras opções apontadas pelo povo

BRUNO FILHO OKBruno Filho é candidato natural à sucessão do prefeito “Souza”

Reeleito em 2008, o prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), não poderá concorrer a novo mandato em 2012. Mas tem muita gente de olho na cadeira que ele ocupará até o dia 31 de dezembro do próximo ano. Pelo menos três políticos com tradição no cenário local já estão com suas pré-candidaturas nas ruas.

Espontaneamente o vice-prefeito José Bruno Filho (PMDB) surge como o nome do sistema governista para a sucessão do prefeito “Souza”. Ao longo da sua trajetória na vida pública, ele disputou quatro eleições, obteve êxito em três e se realmente for confirmado como candidato nas eleições municipais do próximo ano, tem amplas chances de vencer o pleito. Seria o terceiro mandato de prefeito, já que se elegeu em 1996 e se reelegeu em 2000.

Outra pré-candidatura que já está nas ruas, é a da enfermeira Iraneide Rebouças (DEM). Carismática, ela foi candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada pelo médico Ruidemberg Ferreira Souto, “Beguinho” (PTB), em 2004. Perderam a campanha para o atual prefeito “Souza”, mas acabaram assumindo o mandato por seis meses, por decisão eleitoral judicial que afastou “Souza” da prefeitura no período. A mesma Justiça Eleitoral mandou “Souza” reassumir o mandato e ele foi reeleito em 2008.

IRANEIDE Iraneide é casada com o ex-prefeito e médico José Alfredo Rebouças. Eles estiveram ausentes na campanha de 2008, mas desde o início do ano o nome de Iraneide está sendo trabalhado como pré-candidata a prefeita. É o nome da oposição para a prefeitura, até agora.

Iraneide, nome da oposição, já está em campanha 

Mas no âmbito do sistema oposicionista local, há dissidência. O ex-vereador Francisco Antônio de Macedo (PR) afirma categoricamente que é pré-candidato a prefeito em 2012. O próprio descarta a possibilidade de aproximação com a pré-candidata Iraneide Rebouças para fins de uma futura composição. Será candidato em faixa própria, garante.

Macedo foi vereador por dois mandatos e em 2008 decidiu que seria candidato a prefeito. Um “racha” no grupo resultou em prejuízos para ele, que ficou literalmente sozinho no palanque, facilitando, assim, a reeleição de “Souza”. De novo ele pretende se candidatar e pelo desenrolar dos fatos, há grande possibilidade de novamente trilhar sozinho, uma vez que os principais nomes da oposição já marcham com a pré-candidata do DEM.

Esses seriam, em tese, os nomes hoje apontados na oposição como eventuais postulantes ao cargo de prefeito. Tirando Iraneide e Macedo restaria poucas ou quase nenhuma opção para uma nova configuração dentro do grupo, em termos majoritários.

Mas como o momento é de especulação, não existe nada de concreto e ainda vai haver muita conversa nos bastidores. O povo nas ruas já tem suas preferências. Políticos que estão na ativa, no exercício do mandato, outros que já exerceram cargos eletivos e hoje atuam somente como apoiadores e mesmo quem sonha e já trabalha para retornar ao poder, são citados pela pesquisa eleitoral mais verdadeira: o povo.

MACEDO DEFENDE UNIÃO DE FORÇAS PARA 2012

Macedo está se lançando pré-candidato num projeto independente

Abaixo, o Blog expressa o sentimento popular (o que se ouve nas ruas) sobre políticos locais, citados espontaneamente, sem base científica, como eventuais nomes para uma disputa majoritária no próximo ano. Ei-los:

Bruno Filho (Vice-prefeito de Areia Branca e foi prefeito em duas oportunidades. É médico – PMDB)

Iraneide Rebouças (Ex-vice-prefeita de Areia Branca, enfermeira – DEM)

Francisco Antônio de Macedo (Ex-vereador e ex-candidato a prefeito, comerciante – PR)

Aldo de Oliveira Dantas (Vereador e presidente da Câmara Municipal de Areia Branca – PMDB)

Cleodon Bezerra de Oliveira (Empresário, ex-vereador e presidente do PMDB em Areia Branca)

Dijalma da Silva Souza (Vereador e ex-prefeito interino – PMDB)

Sandro Góis (Vereador e ex-secretário municipal ocupando diversas funções – PV)

Expedito Gomes Leonez (Ex-prefeito, governou o município por três vezes – DEM)

Manoel Joaquim dos Santos, “Manezinho do Mel” (Ex-vereador, liderança política em Ponta do Mel – PP)

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade