Luciano Oliveira - [email protected]

UBS Ana Paulino, no bairro Navegantes, um dos locais de atendimento (Foto: Luciano Oliveira)

Areia Branca tem Dia “D” de vacinação contra poliomielite e multivacinação nesta sexta

UBS Ana Paulino, no bairro Navegantes, um dos locais de atendimento (Foto: Luciano Oliveira)

Nesta sexta-feira, 7, em Areia Branca, tem Dia “D” de vacinação contra poliomielite, conhecida como paralisia infantil, e também de multivacinação.

O Dia “D” será realizado nas unidades de saúde da zona urbana, ou seja, nas UBS Maria Cícera, Celso Dantas e Ana Paulino, além do Centro de Saúde José Nogueira de Melo, e em horário diferenciado, das 16h às 19h.

O objetivo é a urgência de os pais levarem seus filhos para tomarem a dose de reforço contra a poliomielite, além de atualizarem a caderneta de vacinação de menores de 15 anos, contra diversas outras doenças.

Pólio

A dose de reforço contra a poliomielite tem como público-alvo crianças com mais de 1 ano e menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Essas crianças deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP) se já tiverem recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Apesar de o Brasil ter erradicado a doença há mais de duas décadas – em 1994, o país foi certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como livre da poliomielite – pesquisadores têm alertado para o risco de retorno do vírus e, recentemente, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) afirmou que o Brasil corre um risco muito alto de reintrodução da poliomielite.

Multivacinação

Já a campanha de multivacinação é destinada a crianças e adolescentes menores de 15 anos.

A meta é ampliar a cobertura de uma série de vacinas, atualizando a imunização contra hepatites A e B, rotavírus, febre amarela, tríplice viral, varicela, difteria, tétano, Covid-19, entre outras.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade