
Nesta sexta-feira, 7, em Areia Branca, tem Dia “D” de vacinação contra poliomielite, conhecida como paralisia infantil, e também de multivacinação.
O Dia “D” será realizado nas unidades de saúde da zona urbana, ou seja, nas UBS Maria Cícera, Celso Dantas e Ana Paulino, além do Centro de Saúde José Nogueira de Melo, e em horário diferenciado, das 16h às 19h.
O objetivo é a urgência de os pais levarem seus filhos para tomarem a dose de reforço contra a poliomielite, além de atualizarem a caderneta de vacinação de menores de 15 anos, contra diversas outras doenças.
Pólio
A dose de reforço contra a poliomielite tem como público-alvo crianças com mais de 1 ano e menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Essas crianças deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP) se já tiverem recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
Apesar de o Brasil ter erradicado a doença há mais de duas décadas – em 1994, o país foi certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como livre da poliomielite – pesquisadores têm alertado para o risco de retorno do vírus e, recentemente, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) afirmou que o Brasil corre um risco muito alto de reintrodução da poliomielite.
Multivacinação
Já a campanha de multivacinação é destinada a crianças e adolescentes menores de 15 anos.
A meta é ampliar a cobertura de uma série de vacinas, atualizando a imunização contra hepatites A e B, rotavírus, febre amarela, tríplice viral, varicela, difteria, tétano, Covid-19, entre outras.