Areia Branca: Semana de Consciência Negra movimenta Praça do Pescador com programação até domingo

Semana de eventos foi aberta na terça-feira, na Praça do Pescador

Areia Branca está sediando, pela primeira vez, um movimento de conscientização sobre a importância do preto na sociedade, do reconhecimento do valor, da cultura e da luta de pessoas pretas contra o racismo e a favor da igualdade racial.

Consciência negra é um termo e, ao mesmo tempo, uma referência e homenagem à cultura ancestral do povo de origem africana, que foi trazido à força e duramente escravizado por séculos no Brasil. É o símbolo da resistência de que o negro tem seu valor e seu lugar na sociedade.

A abertura foi prestigiada pela Professora Doutora em Antropologia, coordenadora do Neabi/Uern, Eliane Anselmo (de branco), que é areia-branquense

A I Semana de Consciência Negra iniciou na terça-feira, 23, na Praça do Pescador, com “Um grito de liberdade – Louvação aos pretos e pretas velhas”. Já na tarde de quarta-feira, 24, ocorreu o movimento “Axé Arte e Cultura na Praça” com a entrega da Comenda José Jaime Rolim, apresentações artísticas e culturais e feiras de artesanato e gastronomia.

A programação segue até o próximo domingo, 28, desenvolvida pela Prefeitura de Areia Branca, por meio da Fundação de Cultura, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi).

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *