Ricardo Ponzi, presidente da FNTTAA, confirma Areia Branca como sede de importante seminário
A Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins (FNTTAA) realizará em Areia Branca o seu segundo seminário anual sobre a temática “Estrutura e Organização Sindical Aquaviária”. O evento está programado para os dias 17 e 18 de julho, no auditório do Hotel Costa Atlântico, na praia de Upenama.
O concorrido seminário deverá contar com a presença de representantes dos ministérios do Trabalho (MTE), da Pesca e Aquicultura (MPA), Marinha do Brasil, associações, sindicatos do setor aquaviário e representantes de empresas marítimas.
De acordo com informações do Diretor Regional da FNTTAA, em Areia Branca, Francisco Ventura, o evento será o segundo que ocorre este ano no país. O primeiro aconteceu em Recife (PE) nos dias 17 e 18 de abril.
Entre os presentes no encontro estão confirmados Ricardo Leite Goulart Ponzi, presidente da FNTTAA; José Américo Gonçalves Pessanha, presidente do Sindicato Nacional dos Taifeiros, Culinários e Panificadores Marítimos; Paulo César C. Lindote Santana, presidente do Sindicato Nacional dos Marinheiros e Moços de Máquinas; Valter Martins Ramos, presidente do Sindicato Nacional dos Mestres de Cabotagem e Contramestres em Transportes Marítimos; Severino Almeida Filho, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Marítimos, Aéreos e Fluviais (CONTTMAF).
Ainda de acordo com Francisco Ventura, a temática central do evento será abordada também pela secretária de Inspeção do Ministério do Trabalho, Vera Lúcia Albuquerque.Hotel Costa Atlântico, na praia de Upanema, local do seminário
Conforme a programação, após a abertura do evento, por Ricardo Ponzi, a primeira palestra será proferida pelo diretor Técnico-Comercial da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Hanna Safieh, que falará sobre as novas estruturas do Porto-Ilha.
Entre os principais pontos discutidos nos debates e nas palestras, estão a atuação da Capitania dos Portos local, a participação da Federação na coordenação e elaboração das políticas para o setor aquaviário, a importância dos sindicatos na conquista dos direitos dos marítimos, a estrutura sindical brasileira e sua organização internacional, entre outros temas.