
Areia Branca sedia nesta quarta-feira, às 9h, na Câmara Municipal, a 1ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 (Repac) do município.
A reunião será presidida por um representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e composta por representantes locais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como por entidades de classe, instituições públicas ou privadas, e por outros representantes da sociedade civil organizada.
As reuniões permitem o acompanhamento da operação pela comunidade local, dando transparência e agregando esforços para facilitar o Censo, em aspectos por exemplo:
• Fornecimento de subsídios para atualização do mapeamento local;
• Auxílio na divulgação do Processo Seletivo para a contratação de mãode-obra e na montagem dos Postos de Coleta;
• Oferecimento de apoio logístico para uma perfeita
cobertura do território.
Com o trabalho das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo, a sociedade local participa da construção do conhecimento sobre si mesma e sobre as suas características. Colaborar com o Censo é um exercício de cidadania.
Censo Demográfico
Em 2022, o IBGE vai realizar o Censo Demográfico: um grande retrato da população brasileira e das suas características socioeconômicas. Retrato extenso e profundo, que fornecerá informações para o planejamento público e privado da próxima década.
Fazer um censo demográfico em um país como o Brasil é uma operação complexa: significa percorrer cerca de 8 milhões de km², visitar 5.570 municípios e aproximadamente 71 milhões de domicílios. É um momento único para reunir informações sociodemográficas na esfera municipal.
Fazer o Censo 2022 é uma atribuição do IBGE, mas também é uma responsabilidade da sociedade como um todo. A população brasileira é parte essencial desse trabalho. Por isso, o IBGE estabelece com cada comunidade local um importante canal de diálogo e cooperação, por meio da Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo.