A Câmara Municipal de Areia Branca realizou na quinta-feira, 11, a 42ª sessão ordinária do segundo período legislativo. Conforme o calendário, essa foi a penúltima reunião ordinária dos vereadores em 2025, já que na terça-feira, 16, está previsto o encerramento dos trabalhos no plenário.
No expediente, foram apresentados, discutidos e aprovados projeto, requerimentos escritos e verbais. Posteriormente, o Projeto de Lei Municipal nº 090/2025, que dispõe sobre a autorização para abertura de crédito adicional suplementar foi submetido à apreciação das comissões.
A sessão contou com a presença dos 11 vereadores da atual legislatura. O presidente, Renan de Lima Souza (União Brasil), reforçou que o período tem sido bastante positivo e produtivo, com os parlamentares demonstrando um ritmo intenso de trabalho legislativo voltado para as demandas da população.

Matérias votadas e aprovadas
– Requerimento nº 105/2025, de autoria do vereador Renan de Lima Souza, solicitando a reforma da quadra esportiva de Reforma 1.
– Requerimento nº 106/2025, de autoria do vereador Renan Souza, solicitando estudo de viabilidade técnica para a construção de duas praças com academias ao ar livre nas comunidades de Reforma 1 e Reforma 2.
– Requerimento nº 107/2025, de autoria do vereador Valdinho do Pipa (PV), pedindo a pavimentação em paralelepípedo da Rua Manoel Hermínio Gomes, em Upanema de Cima.
– Requerimento nº 108/2025, de autoria do vereador Valdinho, renovando a solicitação para a reforma da Quadra Poliesportiva Nazir Pereira Júnior, na Cohab.
– Requerimento nº 109/2025, de autoria do Vereador Sandro Góes (União), que solicita a disponibilização de uma equipe técnica para o setor do Bolsa Família.
Uso da palavra
Durante o tempo destinado às falas, o vereador Valdinho discorreu sobre os problemas recorrentes com o sistema de esgoto da cidade, especialmente no bairro Navegantes e por trás do estabelecimento J.F. Santos, e sugeriu a contratação temporária de mais pessoal pela empresa responsável para agilizar os reparos.
O Vereador André Kelly dos Santos, “André de Dedé” (PC do B), agradeceu ao Poder Executivo pela resposta a três de seus requerimentos, que tratavam da entrega de medicamentos a domicílio, da realização de mutirões de limpeza na zona rural e da presença da guarda municipal em locais de caminhada.

Logo após, o vereador João Ferreira Tavernard Souto Neto, “João de Beguinho” (PSDB), expressou sua insatisfação com a resposta do Executivo a um de seus requerimentos sobre o nivelamento de ruas com asfalto irregular, considerando um absurdo a solicitação de que o próprio vereador identificasse as ruas com problemas.
O vereador Dácio Filho (União), por sua vez, apresentou requerimento verbal para a instalação de um posto policial na praia de Ponta do Mel.
Em seguida, o vereador Sandro Góes justificou seu requerimento sobre a necessidade de uma equipe técnica (advogados, psicólogo, assistente social) e transporte para o setor do Bolsa Família, a fim de dar suporte às famílias que têm seus benefícios cancelados.
O vereador Clécio Rebouças (PSDB) também se pronunciou sobre a questão dos esgotos, apontando um entupimento em frente à própria Câmara, e apresentou um requerimento verbal ao secretário de Segurança sobre a invasão do antigo prédio da Secretaria de Educação por
pessoas em situação de rua, solicitando providências.

Após o vereador João de Beguinho pedir vistas para esclarecer a origem da emenda parlamentar citada no projeto, o vereador Sandro Góes informou, após contato com o prefeito, que se tratava de uma emenda do deputado federal Robinson Faria (PL), informação que foi registrada em ata.
Com o esclarecimento, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação e a Comissão de Orçamentos e Finanças emitiram pareceres favoráveis à unanimidade. Em seguida, o projeto de lei foi aprovado em primeira e única votação por todos os vereadores presentes.
Fotos: João Paulo Castro/TV Areia Branca