Luciano Oliveira - [email protected]

Areia Branca: Replay para quem perdeu a deliciosa coluna do domingo que passou

WEB DESIGN      

AGOSTINHO E ESPOSA web design A loja Agostinho Informática, do casal gente fina Agostinho/Brígida, está com inscrições abertas para os cursos de Web Design e Informática Básica. Visite a loja e conheça as muitas novidades e as promoções arrasadoras. Rua Desembargador Filgueira, 86, Centro. Fone: (84) 3332-4367.

SUPLENTE ASSUME

ROBERTO GONÇALVES ASSUMIU MANDATO NA CÂMARA

 

O suplente de vereador Roberto Gonçalves de Melo assumiu dia 11, na Câmara Municipal de Areia Branca, a vaga do vereador Dijalma da Silva Souza que protocolou pedido de afastamento do cargo para comandar a Gerência Executiva de Recursos Hídricos, que antes era ocupada por Roberto Gonçalves.

 

 

É CAMPEÃO!!!

Muitos elogios aos jogadores da seleção de Areia Branca que conquistou o título da I Copa Sesi-TCM de Futsal, último dia 8. Agora, a equipe se prepara para alçar novos voos. A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Gerência de Esportes, está de parabéns e pensa em inserir a equipe vitoriosa em novas competições. O gerente Cristóvão Júnior e sua equipe têm trabalhado muito pelo fortalecimento do esporte local.

CULTURA VIVA

SHOW DO PROMAD-PETI EM AGOSTO Areia Branca é um dos 40 finalistas em nível nacional, do Prêmio Cultura Viva, instituído pelo Ministério da Cultura, com o projeto “Do auto dos Navegantes ao auto da Conceição“, apresentado com sucesso na festa de Nossa Senhora dos Navegantes deste ano pelos meninos assistidos pelos programas sociais da Prefeitura Promad/Peti. Essa 3ª edição do Prêmio Cultura Viva é voltada para iniciativas que articulam cultura e comunicação.

PRÓ-DIAGNÓSTICO

ÁGUA Antenado com a evolução tecnológica, o Pró-Diagnóstico Laboratório de Análises Clínicas está adquirindo novos equipamentos e ampliando a prestação de serviços à sua clientela. Além dos exames de rotina, o bioquímico Osmedite Júnior informa que está realizando também análises microbiológica (água, caixa d´água e outros) e físico-química para empresas da área salineira. Contato: (84) 3332-2882.  

D E S T A Q U E S

JAÍNA A talentosa cantora Jaína Elne, que está dividindo seu tempo entre Recife e Rio de Janeiro, deu uma pausa na agenda e retornou à Salinésia para rever parentes e amigos. Sexta-feira, 12, ela fez show no badalado Butekobar, da família Santeiro.    

HÉLIO BORGES É EMPRESÁRIO DA ÁREA MARÍTIMA O empresário Hélio Borges, da HB Navegação, viu ser aniversário, dia 4, passar em brancas nuvens devido estar viajando. Mas nem por isso os muitos amigos deixaram de parabenizá-lo pela data. Hélio é gente muito boa.

 DANY O garotão Andrey Abraão completou dois aninhos sexta-feira, 12, no aconchego dos pais que residem em Caraúbas, radialista Daniel Filho/Damiana Sheyla, que é educadora na cidade de Janduís. Aliás, Damiana aniversaria no próximo dia 17.

Z O N A F R A N C A

Nunca é demais ressaltar o trabalho magnífico que a educadora Maria de Fátima Luz Lemos desenvolve à frente do Centro de Educação Especial Maria Lauretânia Rolim Bezerra do Vale (Ceeslauva) e da escola do mesmo nome. Essa importante instituição de atendimento pedagógico e socioterapêutico às pessoas com deficiência/necessidades educativas especiais completou 23 anos de fundação no último dia 9.

***

A supervisora pedagógica Milane Azevedo de Oliveira é a nova secretária municipal de Educação de Serra do Mel. Ela assumiu o cargo durante a semana, em substituição ao professor Braz Lino de Oliveira, que após 14 anos no comando da pasta da Educação no município, optou em retomar às atividades na rede estadual de ensino.

***

O diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), engenheiro Emerson Fernandes, disse que atualmente o Terminal Salineiro de Areia Branca vive sua segunda grande obra nos últimos três anos, a maior após sua própria construção, em 1974, desta feita, visando sua ampliação e modernização. Avaliada em R$ 175 milhões, a  obra está ampliando a capacidade de armazenamento de sal na plataforma do Porto-Ilha dos atuais 100 mil toneladas para 150 mil toneladas.

***

“Essa obra está sendo realizada desde o final de 2009 e nós esperamos concluía-la no primeiro semestre de 2011. É um grande avanço para o setor salineiro do Rio Grande do Norte, que é responsável pela geração de mais de 20 mil empregos diretos e indiretos no Estado, sendo o sal o terceiro produto na pauta de exportação do RN”, destaca o diretor-presidente da Codern.

***

O prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, “Souza”, retornou de Brasília na sexta-feira, 12, onde participou das mobilizações das federações estaduais de municípios e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para que o Governo Federal socorra os municípios em vias de um caos financeiro. Uma das reivindicações dos prefeitos foi no sentido de que o governo federal faça um novo aporte de recursos para compensar os municípios pelas perdas no FPM.

***

Pescadores e trabalhadores em embarcações de pesca foram o público alvo do curso sobre o uso do Sistema de Posicionamento Global ou Geo-Posicionamento por Satélites (GPS) ministrado nos dias 11 e 12 no Centro de Ensino Profissional Marítimo, anexo à Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca. O curso capacitou 20 pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer melhor as vantagens do uso do GPS na pesca, já sendo comprovada a sua eficácia na captura da lagosta.

***

Os 81 alunos do programa Alfabetizando Pra Valer desenvolvido pela Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, nas comunidades de Ponta do Mel, São Cristóvão e Redonda, receberam certificados de conclusão do módulo, ontem à noite. Em janeiro de 2011 serão criadas mais 51 turmas, com o objetivo de alfabetizar mais 600 pessoas. A iniciativa está inserida como meta da Gestão Cidade de Todos, para erradicar o analfabetismo no município.

***

Conhecedor das dificuldades que os músicos ainda inéditos enfrentam para divulgar seus trabalhos, o empresário Cleodon Bezerra resolveu abrir espaço no seu programa diário nesta emissora, Costa Branca em Debate, para os artistas das terra mostrarem seus trabalhos musicais. Assim, todos os dias o apresentador encerra seu programa tocando música de um cantor ou compositor areia-branquense. Essa forma de incentivo vem repercutindo positivamente em Areia Branca e cidades vizinhas, com os ouvintes vendo nessa iniciativa, uma maneira de contribuir para a valorização do artista local.

***

Usando os microfones da Rádio Costa Branca (FM 104,3) como tribuna, o empresário e diretor desta emissora, Cleodon Bezerra, tem sido implacável na defesa dos menos favorecidos. Durante a semana um dos temas mais focados pelo empresário, em seu programa Costa Branca em Debate, foi a falta de água em Areia Branca nesses últimos 10 dias. Segundo Cleodon, o abastecimento de água em Areia Branca está ficando complicado, pois sempre que a bomba do poço apresenta defeito a cidade fica dias e até semanas sem o líquido nas torneiras.

***

No seu programa o empresário tem dito que está cansado de alertar que o consumo de água na cidade aumenta gradativamente e aos poucos se percebe que o único poço tubular existente, não repassa tanta segurança ao consumidor. Para Cleodon, está passando da hora de as autoridades locais se mobilizarem pela perfuração de um novo poço. Para o empresário, está provado que a estrutura da empresa está aquém das necessidades dos que pagam a conta religiosamente, todos os meses, pois basta um simples defeito na bomba do poço para a população enfrentar longo período de falta de água.

*Coluna do Luciano Oliveira publicada aos domingos no caderno Regional do jornal O Mossoroense.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade