Apesar das dificuldades enfrentadas por alguns partidos para fechar suas nominatas à Câmara Municipal de Areia Branca, cumprindo a cota de 30% de candidaturas femininas, a participação de mulheres na campanha eleitoral deste ano, no município, é bastante expressiva.
Das 67 candidaturas a vereador com pedido de registro na Justiça Eleitoral, 24 são mulheres. A maioria é de estreantes na disputa por vagas no Legislativo areia-branquense, que atualmente conta com duas vereadoras – Fátima Luz (PSDB) e Rebeca Melo (PSB) – que estão concluindo seus mandatos e não concorrem à reeleição.
O aumento da presença feminina na eleição deste ano não veio por acaso ou por vontade exclusiva das legendas. Foi necessário mudar a lei.
A Emenda Constitucional 97, sancionada em 2017, proibiu, a partir de 2020, a celebração de coligações nas eleições proporcionais para a Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.
Assim, a cota de 30% de candidaturas femininas deverá ser cumprida pelos partidos individualmente e não mais pelas coligações.
Confira quem são as candidatas a vereadora nas eleições deste ano, em Areia Branca:
. Clotildes Alencar (MDB)
. Rafaella Juliana (MDB)
. Verônica Bruno (MDB)
. Janete Irismar (PSDB)
. Lidiane Enéas (PSDB)
. Socorro Braz (PSDB)
. Anne Kelly (PC do B)
. Francisca Batista (PT)
. Irmã Mirele (PV)
. Jeane Maia (PV)
. Zuyla Carvalho (PC do B)
. Deise Cimara (PP)
. Etelvina Gomes (PP)
. Jessyca Sousa (PP)
. Nerivania Vale (PP)
. Elaine Trajano (União Brasil)
. Julimara Bezerra (União)
. Kelly Santos (União)
. Veruska Firmino (União
. Dona Simone (Republicanos)
. Dra. Juliana (Republicanos)
. Iolanda da Redonda (Republicanos)
. Kelly Fernandes (Republicanos)
. Lidiane Garcia (Avante)