Luciano Oliveira - [email protected]

Grandes mobilizações marcaram as eleições de 2016 em Areia Branca (Foto: Reprodução/Zona Fashion))

Areia Branca: redes sociais serão decisivas nas eleições deste ano

Grandes mobilizações marcaram as eleições de 2016 em Areia Branca (Foto: Zona Fashion)

Por Luciano Oliveira

A pandemia do novo coronavírus reflete no processo eleitoral deste ano, em Areia Branca. Eu discussão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Congresso Nacional, o possível adiamento das Eleições 2020 não vai repor as perdas contabilizadas pelos partidos e seus pré-candidatos que já estavam em pré-campanha quando o mundo foi atingido em cheio pelo vírus e desde então passou a contabilizar mortos a cada minuto.

Em Areia Branca, a sucessão municipal e a escolha da futura composição na Câmara Municipal eram assuntos dominantes quando a pandemia chegou. Nomes praticamente definidos para a disputa majoritária e uma leva de pré-candidatos a vereador ilustravam o cenário do que se desenhava como mais um embate eleitoral histórico.

Mas esse freio na pré-campanha, por conta da doença, sinaliza que haverá mudanças. Algumas nominatas para disputa de vereador terão alterações já a partir dos próximos dias. Pré-candidatos contatados pelo site afirmaram que estão avaliando o cenário, sendo que alguns deixaram nas entrelinhas o desejo de desistir da disputa, levando em consideração os prejuízos decorrentes da pandemia.

Seguindo o exemplo de outras cidades, a alternativa para quem realmente vai encarar o processo eleitoral meio à crise causada pelo coronavírus, será fazendo o bom uso das redes sociais. É um aliado importante, já que pelas projeções feitas pelas autoridades sanitárias, o vírus deve impor por um bom tempo o distanciamento social.

Numa conversa amistosa com um experiente observador da política local, que pediu para não ser citado na matéria, o mesmo avaliou que as eleições estão extremamente prejudicadas, mesmo com a possibilidade de mudança de data.

O maior prejuízo para o candidato, segundo a fonte, é o distanciamento imposto pelo coronavírus. “Até tudo se normalizar (e ninguém sabe quando isso vai acontecer) e o calendário eleitoral ser retomado é que a política volta para a pauta. Mas isso não será num passe de mágica, pois mudará a relação de candidatos e eleitores e nada será como antes. Teremos uma campanha atípica e uma eleição, num todo, diferente de tudo que já vimos”, analisa.

É aí que entra a comunicação como fator determinante, pois o distanciamento que a doença está provocando e por conta do encurtamento de prazos do calendário eleitoral, a campanha será de dias, sem muitas grandes mobilizações ou caminhadas para a conquista do voto, como ocorreram nas últimas eleições. A forma de chegar mais próximo do eleitor serão as redes sociais. Quem for mais habilidoso e fizer uso correto da ferramenta, logrará êxito.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade