Luciano Oliveira - [email protected]

Prefeita Iraneide e o esposo José Alfredo no encontro

Areia Branca receberá projeto Justiça e Escola desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do RN

Prefeita Iraneide e o esposo José Alfredo na reunião que definiu a vinda do programa (Foto: Divulgação)

A prefeita Iraneide Rebouças (PSD) participou de uma reunião no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) onde ficou decidido que Areia Branca vai receber no mês de maio o projeto Justiça e Escola que aproxima o Judiciário da comunidade e previne conflitos no âmbito escolar.

O projeto será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação como forma de conscientizar pais, alunos, educadores e a comunidade em geral sobre seus direitos e deveres demonstrando a forma de exercê-los através de palestras com questões relativas à cidadania, ética, justiça e ao mesmo tempo contribuindo para uma política de paz através dos pilares que constroem o caráter: sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania, entre outros valores essenciais para o desenvolvimento de futuros cidadãos.

Para a realização do programa Justiça e Escola serão ministradas palestras pelos magistrados, servidores do judiciário e parceiros sobre os mais variados temas como noções básicas sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário estadual.

“Também teremos palestras sobre código de defesa do consumidor, deveres e direitos básicos do cidadão, violência doméstica, drogas, bullying, entre outros assuntos que serão muito importante para o aprimoramento de nossa comunidade”, disse a prefeita Iraneide. Os educadores serão capacitados como multiplicadores da metodologia “O caráter conta”, utilizada no programa Justiça e Escola que se fundamenta na educação elencada com valores necessários á formação do cidadão.

Em paralelo ao Justiça e Escola, também será realizado o programa Justiça na Praça que oferece o maior número de serviços do Poder Judiciário estadual e outras instituições parceiras no mesmo espaço e tempo sem burocracia, de forma mais rápida e eficaz. São muitos serviços oferecidos como ações judiciarias e conciliações, assistência jurídica gratuita, documentos, orientação sobre dependência química, casamentos comunitários, apresentação de programas sociais como coleta seletiva, orientações pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Conselho Tutelar, Procon, INSS e de todas as secretarias municipais de Areia Branca e programas culturais. “Um evento de grande importância para nossa sociedade e nosso povo”, esclareceu a prefeita.

Além da prefeita Iraneide Rebouças que estava acompanhando do esposo José Alfredo, também participaram da reunião Maria Zeneide Bezerra – desembargadora da Câmara Cível e coordenadora do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais do TJRN (NAPS), Andréa Barreto – coordenadora administrativa do NAPS e do programa Justiça na Praça, capitão Paulo Souza – coordenador administrativo do NAPS e do programa Justiça e Escola, a pedagoga Adriana Pinheiro e os coronéis aposentados da aeronáutica William e Dias Gomes que coordenam o Programa Força no Esporte (Profesp).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade