A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está preparada para receber e realizar o armazenamento e fluxo da vacina CoronaVac contra a Covid-19.
Já na tarde de domingo, 17, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da vacina, o secretário de Saúde, Alexandre Inácio, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Ivanoska Vale, e a coordenadora de Imunização, Lorena Ribeiro, se reuniram com a coordenação estadual de Saúde a fim de organizar a vacinação no município.
Nesta segunda-feira, 18, foi realizada uma reunião com as coordenações municipais com a presença da enfermeira responsável pela Saúde da Vacina, Ana Shirley.
Nesta terça-feira, 19, o encontro preparatório será com as enfermeiras vacinadoras e diretores das unidades de saúde, encerando o ciclo com os agentes comunitários na quarta-feira, 20.
Todos os encontros preparatórios acontecem simultaneamente durante o tempo de chegada das doses da vacina em Areia Branca.
A vacinação seguirá os critérios do Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, dividido em três fases:
. 1º Trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas), população indígena;
. 2º Pessoas de 60 a 74 anos;
. 3º Pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.