A Prefeitura de Areia Branca, representada por integrantes da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comude), participou na terça-feira, 3, de uma roda de conversa com o tema “Histórias, Memórias e Saberes do Tempo Presente”, promovida pela Diretoria de Ações Inclusivas, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Dain-Uern) em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
A escritora areia-branquense, Maria Emily, estudante da Uern e autora do livro “Anjo Azul”, também participou do encontro. O município de Areia Branca, parceiro dos eventos desenvolvidos pela Uern, participou a convite da diretora de Ações e Políticas Inclusivas (Dain-Uern), professora Dra. Ana Lúcia Aguiar.
Bastante representativo, o evento contou com a presença de instituições e entidades parceiras, que atuam em prol da inclusão. A atividade teve como objetivo despertar a reflexão sobre as conquistas e desafios na garantia dos direitos das pessoas com deficiência. O dispositivo de abertura contou com as falas de Maria de Lourdes, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa); Camila Morais, coordenadora de Políticas para Pessoas com Deficiência do Município de Mossoró; e da coordenadora do evento, profa. Dra. Ana Lúcia Aguiar, diretora da Dain-Uern.
Para a professora Dra. Ana Lúcia Aguiar, titular da Dain, a data é um momento para refletir sobre as lutas das pessoas com deficiência, assim como as instituições, os centros, as associações que fazem esse trabalho em prol da inclusão. “Nosso propósito é a quebra de barreiras, essa luta não seria forte se não tivéssemos a soma dessas parcerias. A Uern, enquanto universidade socialmente referenciada, se corresponsabiliza por todas essas lutas”, afirmou Ana Lúcia, agradecendo a presença de todos e todas.
O evento contou com a presença das entidades: Centro Regional de Educação Especial de Mossoró, Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró, Associação de Pessoas com Deficiência Visual de Mossoró (APDVM), Centro do Apoio à Pessoa com Deficiência Visual de Mossoró (CADV), Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência de Areia Branca, Associação da Pessoa com Deficiência de Apodi, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Mossoró, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Centro Acadêmico de História e Coletivo Mães Atípicas de Mossoró.
Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca