
O gerente de Turismo da Prefeitura de Areia Branca, Daniel Araújo, participou na terça-feira, 14, de uma reunião de orientação direcionada para os gestores municipais realizada pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur), onde foi discutido sobre o Mapa do Turismo, um instrumento que ajuda a profissionalizar a gestão turística, estruturar o setor e promover os destinos turísticos.
Areia Branca segue dentro de todos os critérios citados na portaria do Ministério do Turismo que estabelece normas para adesão dos municípios ao mapa. “Estamos trabalhando para alcançar uma categorização elevada, e isso somente será possível através da adesão dos equipamentos do trade turístico do município, ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Caminhar juntos é importante para que o desenvolvimento turístico da nossa cidade seja referência não só na Costa Branca, mas também no Estado”, disse Daniel Araújo.
O encontro aconteceu no Centro de Convenções de Natal e foi ministrado pela secretária de Turismo do Estado Ana Maria da Costa e pela coordenadora de Articulação e Ordenamento da Setur, Rosângela Moreno, que apresentou ponto a ponto a portaria do Ministério do Turismo.
Com mais de 100 participantes, a atividade teve adesão recorde de 64 municípios de todas as regiões do Estado. Desses, 18 são municípios novatos que buscam entrar no mapa pela primeira vez.

O mapa é um primeiro passo para que um município turístico possa se alinhar aos princípios da Política Nacional de Turismo, e assim fomentar a captação e promoção de investimentos na área. A secretária estadual de Turismo, Aninha Costa, fez fala na abertura do evento e destacou a importância do mapeamento para a regionalização da atividade.
“A regionalização é uma prioridade da nossa gestão. Acreditamos que o turismo tem poder para impactar direta ou indiretamente um território. Mesmo que esse município não tenha vocação ele pode desempenhar um papel chave ao prover serviços que atendam o turista que visita aquela região. Integrar o Mapa do Turismo é um primeiro passo para que esse município seja visto e para que tenha protagonismo, além de buscar uma melhor estrutura para seu destino”, explica Aninha.
Estar dentro do Mapa do Turismo significa uma oportunidade também para regularizar e legalizar os serviços turísticos por meio do Cadastur, Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, e com isso garantir ao município um maior acesso a políticas públicas que beneficiam o setor.
O prazo para cadastramento dos municípios que querem renovar a participação no Mapa do Turismo ou integrar a iniciativa pela primeira vez encerra-se em Janeiro de 2022.
Fotos: Prefeitura de Areia Branca e Setur-RN