Luciano Oliveira - [email protected]

Areia Branca: para reler e guardar de lembrança, nossa coluna de domingo do jornal O Mossoroense

DEIXOU SAUDADES
FATINHA QUEIROZ, MARTINSDesde a semana passada o pôr do sol na Salinésia, a partir do Cais Tertuliano Fernandes, não é mais o mesmo: falta sua principal admiradora, a sempre bela Fatinha Queiroz, que por força de suas atividades profissionais teve que retornar à encantadora cidade de Martins. Deixou saudades, amiga.

PONTA DO MEL
LUANA, NÚBIA, PEROBA E SOUZA 0kInaugurada dia 17 a Associação dos Produtores e Beneficiadores de Pescados de Ponta do Mel (APMEL), construída pela Petrobras na vila-praia para impulsionar o trabalho das marisqueiras. Presentes no concorrido evento, a prefeita Luana Bruno; presidente da associação, Núbia Oliveira; representante da Petrobras, Manoel Peroba; e o deputado estadual Souza Neto.

FESTA DE AGOSTO
PADRE CÉSAR, PÁROCO 0KO pároco de Areia Branca, padre César Teixeira, segue nos preparativos da festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marítimos, realizada de 5 a 15 de agosto. Na parte social, uma novidade será a reabertura do Centro Juvenil para um grande show dia 14 de agosto, cuja atração será anunciada em breve.

EM DOSE DUPLA
ANTÔNIO CARLOS E DUARTE JÚNIOR, NATOs vereadores Antônio Carlos e Duarte Júnior aniversariaram nos dias 19 e 17, respectivamente, e por esse motivo foram alvo de muitas homenagens dos demais colegas e funcionários da Casa. A atual gestão, na Câmara, instituiu comemorações conjuntas dos aniversariantes do mês.

NOITE DE HOMENAGENS
0 camaraNesta terça-feira, 23, às 19h, o Legislativo areia-branquense realizou solenidade para entrega da Medalha de Honra ao Mérito Desportivo “José Trajano” para 33 agraciados pelos 11 pares da Casa. A iniciativa é do presidente da mesa diretora, “Netinho Cunha” (centro), que instituiu a honraria no âmbito da edilidade.

O NAT DE LUARA
0Quem comemorou idade nova no decorrer da semana foi a belíssima estudante Luara Azevedo, com direito a festa-surpresa preparada pela mãe, a lojista Maria de Lurdes, proprietária da loja Luz da Lua Criações. Parentes e amigos festejaram a data com Luara.

D E S T A Q U E S

RECESSO PARLAMENTAR
Com o encerramento das atividades legislativas referente ao primeiro semestre de 2015, os vereadores areia-branquenses entraram em recesso. De acordo com o presidente da Câmara, Francisco José de Souza Neto, “Netinho Cunha” (PSB), ordinariamente os edis só retornarão ao plenário em agosto. Mas eles poderão se reunir em caráter extraordinário, caso haja convocação. Isso geralmente ocorre quando surge alguma matéria que precisa ser apreciada em regime de urgência.

CODERN COMEMORA
A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), responsável pela administração do Terminal Salineiro de Areia Branca, trabalha com a meta de chegar a 1,8 milhão de toneladas de sal embarcadas até o final de 2015. O aumento do fluxo de navios de grande porte no terminal é comemorado pela Codern, que espera superar o que exportou de sal em 2014.

PR EM AÇÃO
O Partido da República (PR) em Areia Branca, agora sob o comando do vereador Duarte Júnior, já começou a se estruturar visando às eleições municipais de 2016. Além de pretender lançar o maior número possível de candidatos à Câmara Municipal, a sigla está aberta ao diálogo no plano majoritário. Sábaod, 20, o partido realizou a sua convenção municipal, em evento concorrido, na Câmara.

QUEM SERÁ O VICE?
Surgem especulações de todos os lados sobre quem será o companheiro de chapa da enfermeira Iraneide Rebouças (DEM) na disputa pela Prefeitura de Areia Branca. Apesar da variedade de nomes disponíveis, inclusive três seriam vereadores da atual legislatura, prevalece a tese que a pré-candidata quer um nome oriundo de partido ou coligação fora do eixo de apoio. Ou seja: Iraneide quer um vice do governismo ou de algum partido com forte representação eleitoral que esteja neutro ou seja independente.

GRANDE CONQUISTA
Para a presidente da Associação das Marisqueiras de Ponta do Mel, Núbia Felipe de Oliveira Mendonça, com a instalação da sede própria da Associação dos Produtores e Beneficiadores de Pescados de Ponta do Mel (APMEL) vai melhorar bastante o desenvolvimento da atividade na comunidade, já que antes as mulheres envolvidas com a pesca dos mariscos não tinham condições adequadas para embalar o produto. Ela disse que a construção da unidade produtiva era um sonho antigo e que muitos não acreditavam que um dia se tornaria realidade.

GRANDE CONQUISTA 2
Durante o ato de inauguração da sede própria da associação, a prefeita de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), falou da importância do empreendimento para a comunidade e parabenizou as famílias envolvidas com a pesca de mariscos, pela conquista. Em seu discurso, a gestora disse que será muito grande o impacto da instalação da unidade, pela Petrobras, sobre o trabalho das marisqueiras na vila-praia. A prefeita acredita que com a estruturação da unidade de beneficiamento, as mulheres marisqueiras de Ponta do Mel estarão ganhando qualidade de vida e isso refletirá nas famílias e na própria comunidade.

· Coluna (atualizada) assinada por Luciano Oliveira aos domingos no caderno Cotidiano/Regional do jornal O Mossoroense

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade