Luciano Oliveira - [email protected]

Areia Branca: O esplendor de Gyrlanya é só o começo, imagine o restante da coluna…

EM CLIMA DE FOLIA

GYRLANYA SYRYA, DANÇARINA DE AREIA BRANCA Já em clima de Carnaval, a coluna destaca a carnavalesca Girlanya Syrya, atualmente dançarina do grupo Forrozão Xamego e um dos destaques da quadrilha estilizada Nordeste Junino. Dada a sua performance, Girlanya é muito disputada pelas escolas de samba de Areia Branca.

INCENTIVO AO TEATRO

SONY DSC                     Os grupos de teatro que participaram do II Festival Municipal de Teatro (II Femut) receberam da Prefeitura de Areia Branca um incentivo financeiro. Para o festival foram selecionados 12 grupos de teatro, dos quais oito se apresentaram no evento realizado em outubro, na programação da Emancipação Política do município. O prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza”, fez questão de entregar os cheques aos representantes dos grupos, que foram bastante elogiados pelo governante pelo desempenho durante o festival.

PROCULTURA 2011

II FEMUT CONCORRE AO PROCULTURA 2011 Areia Branca está concorrendo ao Prêmio Procultura 2011, do Ministério da Cultura, com um projeto da Fundação Areia Branca de Cultura (Fundac), a partir dos trabalhos apresentados no II Festival Municipal de Teatro (II Femut). Por meio do Procultura, o governo federal objetiva reconhecer projetos de produtores artísticos, nas áreas de circo, dança e teatro que venham promovendo a diversidade temática e estética, bem como ações de formação de plateia.

NOVOS GERENTES

SONY DSC                     Três novos gerentes executivos assumiram durante a semana suas funções no âmbito do Executivo municipal. Foram eles: Ivo Franklin de Moura Bezerra, na Gerência de Gestão Ambiental; Jocsã Cerqueira Cunha, na pasta de Políticas Públicas e Juventude; e Elias Severiano, na de Esportes e Lazer. Nos próximos dias o prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), anunciará remanejamentos em duas importantes secretarias.

D E S T A Q U E S

KELVIS DURAN, CANTOR 1 A carreira do cantor areia-branquense Kelvis Duran, o “Príncipe do Calypso”, segue de vento em popa, com o artista dominando o mercado da música brega/romântica no Nordeste e com enorme aceitação no Sul do país. Avante, Kelvis!

ADVOGADO SEBASTIÃO REGINALDO LOPES, NAT Ainda é tempo de parabenizar o advogado Sebastião Reginaldo Lopes, pelo aniversário transcorrido no último dia 20. Filho do vereador “Chico Lopes”, Reginaldo é gente muito boa. Merece tudo de bom, amigo, parabéns.

HÉLIO BORGES COM SUA ESPOSA NETINHA, EM 2011 O ano começa alvissareiro para o empresário Hélio Borges (com a esposa Netinha) que está trabalhando em novos projetos na área da navegação. Hélio é um investidor corajoso e por isso tem plantado boas sementes em Areia Branca.    

Z O N A    F R A N C A

Em alguns setores da política local, a sucessão municipal ainda é assunto tratado com reservas. O presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em Areia Branca, empresário Cleodon Bezerra de Oliveira, é um dos que preferem deixar as coisas acontecerem até a convenção do partido, prevista para o mês de abril, para se manifestar sobre o tema. Pelo menos no âmbito do partido, as coisas começarão a se definir com vistas às eleições de 2012, após as convenções. Como diria o outro: a distância enorme para as urnas de outubro de 2012 pode corroer os compromissos assumidos, sem compromisso.

***

Uma coisa é certa, em relação a 2012; o vice-prefeito José Bruno Filho (PMDB) é candidato natural à sucessão do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), que está concluindo seu segundo mandato consecutivo. Bruno Filho foi prefeito duas vezes e parte para o terceiro mandato com larga vantagem na preferência popular.  Reeleito em 2008, “Souza” não poderá disputar novo mandato. Nesse caso, o processo marcha para o PMDB ser cabeça de chapa e o prefeito indicar o vice. É o óbvio.

***

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) está sendo prestigiado de todas as formas na atual gestão. Ganhou duas gerências executivas e uma assessoria técnica. A saber: Jocsã Cerqueira Cunha, gerente de Políticas Públicas e Juventude; Elias Severiano, gerente de Esportes e Lazer; e Julimar França, assessor técnico da Gerência de Gestão Ambiental. Melhor do que isso, só Jocsã ser eleito vereador em 2012. Para quem não sabia, ele é candidato a uma cadeira no Legislativo municipal.

***

O Partido Popular Socialista (PPS) está se transformando numa sigla forte, em Areia Branca. A chegada de novos reforços oriundos do PSB, PSDB e PTB está causando uma revolução no âmbito da agremiação partidária. Além de entrar com força na disputa por vagas na Câmara municipal, o partido poderá articular sua participação em nível majoritário.

***

Antes tido como partido de oposição ao atual sistema governista, o PPS está se integrando à base de apoio ao prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP). Foi o que propagou durante a semana o novo gerente de Gestão Ambiental, Ivo Franklin, que está deixando o PSB para assumir o comando do PPS local, com o aval do vereador Alderi Batista de Souza, atual presidente da sigla. Junto com Ivo vão expoentes de peso, como o próprio Alderi, que exerce o quinto mandato legislativo.

***

Outro assunto que rondou os bastidores da política local durante a semana, envolveu o ex-candidato a prefeito e ex-vereador, Francisco Antônio de Macedo (PR), que segundo rumores, estaria disposto a acompanhar o amigo Alderi Batista, no desembarque no governismo. Isso é apenas uma hipótese, disse uma fonte, mas há grande possibilidade de se concretizar. Será?

***

Nesse movimento de mudanças partidárias, quem poderá sair perdendo é o PSDB, que estaria ficando sem um dos seus principais expoentes. O médico Edson Trajano, que mostrou potencial de votos nas eleições de outubro passado. O médico é citado no rol dos que estão deixando o ninho dos tucanos para reforçar o projeto político do PPS. Em tempo: o PSDB em Areia Branca é presidido pelo jovem vereador Thalys Araújo, cujo partido integra a base governista. Também.

***

Chega numa boa hora a preocupação do  prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), com o consumo do crack em nível local. A ideia é mobilizar a sociedade local numa ação conjunta de combate à droga. A iniciativa deve ser encarada como um grito de alerta a todos os segmentos, para que dêem as mãos na busca de estratégia capaz de conter o avanço do mal que destrói vidas, arruína famílias, alimenta o crime organizado e aumenta a violência em cidades grandes e médias e agora, afetando também, consideravelmente, as de pequeno porte.

***

O mais importante nessa ação  é que ela não tem caráter repressivo, estão previstas medidas de recuperação dos dependentes químicos, por meio de práticas sadias e envolvimento em programas de cunho artístico e social, onde as inocentes vítimas desse mal possam recuperar a dignidade e refazer suas vidas.

***

Estão abertas as inscrições na Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, em Natal, e a Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca, para o processo seletivo dos cursos de Formação de Aquaviários. A inscrição vai até  15 de fevereiro e o exame composto por provas escritas de Matemática e Português, será realizado dia 3 de março de 8h às 12h, em local a ser divulgado posteriormente.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade